Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 2: o orçamento

Hello galz!

E aí, conseguiram seguir a primeira fase do nosso programa de desintoxicação das dívidas? Espero que sim! 🙂 Eu consegui, mesmo indo ao paraíso ParkShopping São Caetano, usar só dinheiro \o/

Hoje vamos para o segundo passo: criar o seu orçamento pessoal. Para isso você pode usar qualquer mídia com que se sinta mais à vontade: papel, planilha Excel, programinhas baixados da Internet… o que servir para você. Eu também sugiro pedir ajuda a alguém que conviva com você, para que você não esqueça de nenhum gasto, seja ele fixo, variável ou esporádico.

Vamos aos tipos de gasto:

– Fixo: é aquele valor que você precisa gastar todos os meses e que raramente se altera. Entram aqui salário da empregada, aluguel, mensalidade de cursos, cabeleireiro semanal, academia…

– Variável: são os famosos ‘surpresa!!’. Antes de começarmos a fase 1, seu cartão de crédito provavelmente era um gasto variável. Mas repita comigo esse mantra: ‘meu cartão de crédito é um gasto fixo a partir de hoje!’. E vamos tentar reduzir ao máximo estes gastos variáveis, porque eles bagunçam nossa rotina financeira. Alguns exemplos de gastos variáveis (mas que podem sim ser convertidos em fixos com planejamento adequado) são contas de telefone, luz, gasolina, descontroles financeiros da TPM… (repita o mantra!!!). No seu orçamento devem ser considerados com o valor máximo que podem alcançar.

– Esporádicos: são gastos que você sabe que vai ter por um certo período de tempo, ou somente por um mês. Financiamentos curtos, crediários, compras fora do orçamento pré determinado, IPVA e outros que não serão eternos

Tendo listado todos os seus gastos, você pode começar a criar a sua tabela de controle. Abaixo eu coloquei um exemplo para alguém que tenha um salário líquido de R$ 1.000,00 (clique para ver maior):

Exemplo de Orçamento

Neste exemplo, há um somatório para tudo que ‘entrar’ de dinheiro (Receitas), outro somatório para todos os gastos (Despesas) e o Saldo do Mês – esse é o valor que você terá em sua conta no fim do mês se não deixar os gastos variáveis tomarem conta do seu orçamento. Por isso é tão importante o passo 1: use dinheiro!!!

É importante que você tenha seu orçamento como uma tabela ‘viva’, que vai sendo atualizada por você sempre que seu salário aumentar, você receber um bônus, surgir um gasto novo, virar o mês…

Na próxima fase, ‘Fase 3 – Poupando’, vamos falar sobre filtrar os gastos e ter o hábito de guardar dinheiro para realizar sonhos.

beijocas!!

 

Anterior  –  Continuação

Anúncios

7 responses to “Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 2: o orçamento

  1. Oi amiga ! Isso realmente funciona viu, estou tentando ajustar novamente meus gastos e colocar no papel tudo que entra e sai. Me recordo que no casamento foi o que me ajudou, tudo controladinho e assim nao tivemos dor de cabeça, agora quero voltar a ter esse hábito no dia a dia. bjoss

    Gostar

  2. Pingback: Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 1: desintoxicação do vermelho | De Salto Alto e Notebook·

  3. Pingback: Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 3: Poupando | De Salto Alto e Notebook·

  4. Pingback: Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 4: Planejando sonhos | De Salto Alto e Notebook·

  5. Pingback: A importância de testar cosméticos antes de comprar | De Salto Alto e Notebook·

  6. Pingback: Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 1: desintoxicação do vermelho | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s