Como manter a motivação e não recuperar o peso devolvido à natureza

Olá galz!! Hoje venho trazer mais algumas dicas de como se manter em um estilo de vida saudável, e perder peso de forma natural e sem sacrifícios que tornem o controle da alimentação uma tortura. Como já sabemos, de tortura nós não conseguimos viver. E qualquer mudança na alimentação deve ser para sempre e sempre.

– Não tenha metas irreais. Eu já mencionei isso no artigo de erros na alimentação, mas é bom repetir. Só um bom profissional saberia te dizer, em quilos, quanto você precisa perder. Cálculo de IMC é muito relativo, e simplesmente não funciona para algumas pessoas. E corpos são tão individuais quanto mentes, então você não pode se basear em ninguém como seu modelo de objetivo. Por isso, encare e aceite o limite do seu corpo, e use esse limite como objetivo. Eu sou de família italiana, meu pulso tem 20 cm de circunferência. Assim, eu teria que arrancar alguns ossos para ficar com o corpo que eu tanto admiro da Cameron Diaz, certo? Consulte um bom profissional para descobrir qual é o seu corpo saudável, e trabalhe sua cabeça para aceitar seu limite físico.

– Não engordar é progresso sim! Veja, a tendência do corpo feminino, principalmente depois dos 30, é aumentar peso. É normal precisar se controlar para que o peso não aumente, assim sendo, se você passar uma semana sem engordar é porque seus trabalhos estão dando resultado. É interessante mudar um pouco a alimentação e os exercícios caso você fique estacionada muito tempo, mas essas seriam mudanças pequenas, só para dar um “sustinho” no corpo. E esses truques serão dados por uma nutricionista.

– Emagreça devagar. Para cada quilo que perdemos, nosso corpo precisa de normalmente 1 mês para se acostumar com essa perda e parar de resistir, ou seja, aceitar que isso não faz mais parte de você. Dê a seu corpo esse tempo, emagreça dando a ele tempo para aceitar a perda de peso e ele vai aceitar bem seu novo peso saudável. Se você emagrecer 5 quilos em uma semana, seu corpo vai se sentir agredido e resistir o máximo que conseguir para  emagrecer mais (aquele maldito neandertal dentro de nós que mencionei nos erros da alimentação). Essa é uma das razões pelas quais sofremos efeito sanfona: perdemos muito peso de uma vez e mal voltamos para uma alimentação suportável, o corpo já quer guardar tudo que entrar para o caso de uma época de vacas frias (lembre que os neandertais não sabiam quando iam conseguir caçar novamente, e o corpo tinha que resistir todo o inverno).

– Não esqueça das fibras! Elas são bem difíceis de serem digeridas, e mantém nosso estômago e nosso intestino “distraídos” igual um cachorro tentando destruir um sapato. Além disso, elas ficam grudentas quando são digeridas e atraem as “sujeiras” que não foram absorvidas – com isso, tornam a eliminação dessas sujeiras muito mais fácil. E com o intestino funcionando bem, aquela barriguinha inchada vira coisa do passado.

– Não traga inimigos para casa!!! Infelizmente, pessoas com tendência para comer mais do que devem sofrem de uma dependência de comida, assim como alcoólatras sofrem dependência de álcool. Isso já foi comprovado cientificamente e é uma dura realidade que temos que aceitar. Por isso, não abuse do seu poder de força de vontade. Como já disse Daniel Kahneman no seu maravilhoso livro Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar (Thinking, Fast and Slow), a força de vontade é limitada. Ou seja, quanto mais você se concentra para um esforço, mais seu cérebro vai se cansando e essa força vai acabando. Se você não tiver os inimigos em casa, não precisa de força de vontade. Afinal, vai se segurar contra o que, se o que tem de doce para comer é uma banana? 🙂 Por isso, se tiver vontade de comer um docinho, compre e coma na hora. Se quiser uma fritura, coma fora de casa e não traga o que sobrar. Na sua casa, tenha somente o que vai fazer bem para o seu corpo.

Essas foram as dicas de hoje. Espero que gostem e que sejam úteis!! 🙂 beijocas!!!

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One response to “Como manter a motivação e não recuperar o peso devolvido à natureza

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