Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 4: Planejando sonhos

Hey galz!

Hoje chegamos à última fase do nosso especial de como cuidar bem do seu suado dinheirinho. E vamos falar sobre planejamento – que é um detalhe muito importante e que muitos esquecem com as infinitas possibilidades do mundo do crediário e do cartão de crédito.

Acredito que você não seja inocente a ponto de achar que as milhas, pontos, cash back e todos os outros benefícios que os cartões de crédito te oferecem sejam pura bondade. Além de ficar torcendo para a gente atrasar um pouco o pagamento da fatura, assim pagamos juros sobre o que não conseguimos quitar, nós fazemos pressão sobre os estabelecimentos para que aceitem o cartão como forma de pagamento – e, para isso, eles precisam pagar uma porcentagem para a operadora. Até aí, nenhum segredo. Mas isso nos incentiva a, ao invés de juntar o dinheiro para comprar o que queremos, usar o dinheiro de plástico e comprar na hora. Mas, com isso, perdemos o tempo que temos para pensar se realmente queremos e se realmente precisamos do que estamos comprando. Além disso, para não pagar essa comissão à operadora do cartão de crédito, muitas lojas e empresas acabam dando um desconto para quem pagar em dinheiro ou cheque.

Planejar é determinar o que você quer e quando pode conseguir. Também demanda força de vontade, para que nós tenhamos determinação de seguir as condições que suportam nosso plano.

Pense em algo que você queira muito. Pode ser uma viagem ao exterior (oba!!!), uma roupa de marca, um curso bacana… qualquer coisa para a qual você não tem dinheiro hoje para fazer. Pesquise quanto custa realizar esse sonho, pechinche para ver quanto consegue de desconto pagando à vista e guarde esse número.

Agora, pegue o orçamento sobre o qual conversamos no nossa fase 2. Considerando quanto você está conseguindo poupar por mês, em quanto tempo você consegue realizar esse sonho? Pareceu um tempo razoável? Ótimo: basta você seguir direitinho seu orçamento que já sabe quando vai conseguir realizar.

Maaaaas – pareceu um sonho longe demais? Então é hora de mudar algumas coisas. Dê uma olhada nos seus gastos atuais e pense o que está lá que é menos importante que o sonho que você está planejando. Será que não dá para diminuir um pouco os gastos semanais? Ou então, será que não tem um parque perto da sua casa que possa substituir a academia? O importante é que, seja qual for a sua alteração no seu orçamento, você consiga cumprir até que seu objetivo seja conquistado.

Durante o caminho, é normal aparecerem outras prioridades, gastos inesperados, desespero… por isso, é importante ter em mente que você pode precisar replanejar e sempre mentalizar a felicidade que você vai sentir quando chegar lá, ver-se realizando esse sonho, viver em sua mente as sensações deliciosas de ter conseguido chegar lá! O objetivo deve ser parte do seu dia-a-dia, não algo que você só se lembra quando estiver deixando de comprar o que quer no momento. Você deve viver para fazer esse sonho se tornar realidade.

É claro que, à primeira vista, é muito mais divertido usar o cartão de crédito para ter o que se quer na hora e depois se virar para ver como pagar. Porém, esse modo de viver não é sustentável, ou seja, você não vai conseguir levar por muito tempo sem se afogar tanto em dívidas que nem as contas básicas conseguirá pagar. Pense nisso – será que você não está usando as compras como uma válvula de escape para a ansiedade? Caso esteja, aguarde que em breve vamos conversar sobre isso 🙂

beijocas!!

Anterior: Fase 3

Anúncios

One response to “Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 4: Planejando sonhos

  1. Pingback: Cuidando com carinho do dinheiro – Fase 1: desintoxicação do vermelho | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s