Receita – Cuscuz Marroquino

Hoje é domingo, dia de brincar de dona de casa! E no domingo passado eu fiz um peixão assado, cuja receita eu vou dar na semana que vem, e um cuscuz marroquino – esse último é perfeito para você pagar de cozinheira conhecida sem precisar de talento NENHUM. Nem tempo (o que para mim é perfeito, porque eu acordo depois do meio dia no domingo e tenho que fazer almoço).

Para quem não conhece, o cuscuz marroquino é uma massinha em forma de bolinhas bem pequenininhas feita de sêmola. Portanto, atenção: é um carboidrato. Deve substituir o arroz ou macarrão, e não ser comido junto o.O

Apesar de não ser uma coisa barata, o preço vale a pena para um almoço mais chiquetoso – a caixa de 500 gramas, que no caso de um casal dá para 2 ou 3 refeições beeem caprichadas, custa entre R$ 7,00 e R$ 15,00. E você pode comprar até online se estiver em uma cidade que ainda não faça parte do mundo global. O Pão de Açúcar Delivery, o Varanda Delivery e a Rua do Alecrim são exemplos de comércios on line em que você encontra esse tipo de massa.

E aqui eu compartilho minha receita simples mas deliciosa:

Hidratação básica
– Ferva 250 ml de água com um fio de azeite e um pouco de sal
– Quando ferver, desligue o fogo e  acrescente 250 gramas de cuscuz
– Espere 3 minutos e ligue o fogo novamente, dessa vez no fogo baixo, para dar uma secadinha
– Separe os grãos com um garfo até ficar bem soltinho

A preparação variável
– Coloque o acompanhamento. Minha sugestão é 1 tomate bem durinho picado pequeno, 1/2 cebola picada pequena, salsinha e cebolinha, 3 tiras de pimentão colorido (uma de cada cor) picadas e 1/2 xícara de castanha de caju ou nozes picadas. Deixe na geladeira até ficar geladinho antes de servir

Tem gente que gosta de colocar uva passa também, mas eu não gosto de misturar uva passa com prato salgado… para mim, doce é doce e salgado é salgado. Bem tradicional, assim. Você também pode colocar tomatinho cereja, usar caldo de carne ou frango para hidratar a massa, colocar frango ou chester desfiado, ervilha fresca (não gosto da enlatada porque parece uma gelatina que não deu certo), palmito, hortelã… enfim, as opções são várias. Tenho certeza que você tem ingredientes para colocar aí na sua casa, e é só você comprar o cuscuz.

Contem se vocês deram uma incrementada no fim de semana com essa receita rapidinha 🙂 beijocas!!

Diga o que pensa sobre isso

