A Arte da Argumentação

Bom dia, flores do meu dia!

Há algum tempo eu tenho observado que as mulheres tem bastante dificuldade em ganhar discussões baseadas em argumentos, e creio que a razão seja nosso coração falar tão alto. Por isso quis colocar algumas dicas que eu costumo seguir quando estou em uma discussão (e que fique clara a diferença entre discussão e briga!!) – e, segundo meu marido, sou ótima nisso hahaha

Tenha um objetivo claro: mulheres tendem a querer resolver a situação, não interessa como – e ficamos bravas se a situação não é resolvida conforme nós resolveríamos, certo? 😉 em uma argumentação, é importante que você saiba exatamente qual é a sua opinião, e o porquê dessa opinião. Simplesmente “achar” alguma coisa não é suficiente para convencer o outro a concordar com você – você precisa ter embasamento para os seus argumentos. De repente, pensando na real razão de você ter essa opinião você acaba descobrindo que estava errada 🙂 mas também pode acontecer (e acontece na maioria das vezes) de você sentir seu argumento ainda mais forte por ter suporte.

Pense com a cabeça do interlocutor: imagine que você tem o histórico, a experiência, os valores e a cultura de quem está conversando com você. Não adianta dizer que algo é pecado se quem está conversando com você é ateu, certo? Neste caso, é mais fácil você ir para o lado de que talvez a atitude que essa outra pessoa está defendendo pode estar machucando outras pessoas. Também é importante você se colocar na cabeça do seu interlocutor para garantir que não vai ofendê-lo ou irritá-lo antes de chegar a um consenso, garantindo assim que a conversa flua bem.

Antecipe as respostas antes da conversa: ensaiar uma situação difícil é sempre a melhor maneira de se preparar. Lembra quando você estava na escola e pedia para seu irmão, mãe, amigos lerem as perguntas do livro para você estudar para a prova? O mesmo funciona com nosso comportamento. Ensaiar permite que você antecipe as respostas do interlocutor e tenha tempo para pensar em contra-argumentos antes de começar o diálogo.

Defina medidas de sucesso, e o mínimo aceitável: convencer o outro 100% muitas vezes é impossível. Por isso, estabeleça “pequenas vitórias”: acalmar seu interlocutor, no caso de uma briga, já é uma pequena vitória. Fazê-lo entender o seu lado é outra pequena vitória. Conseguir um tempo para ele pensar mais é outra. No fim, você pode não ter ganho a guerra, mas terá várias pequenas batalhas ganhas para contabilizar 🙂

Pense nas vantagens dos dois lados (ganha-ganha): ninguém gosta de ceder em uma argumentação sem ganhar nada com isso. Nem você – ou nem estaria pensando em argumentar pela situação. Por isso, é importante você sempre ter em mente a política do ganha-ganha. Mostre ao interlocutor as vantagens que ele terá em concordar com você, em como a situação pode melhorar caso vocês estejam de acordo. Se você tem argumentos muito bem embasados, não será difícil achar vantagens para ambos os lados.

Mantenha a cabeça fria – fatos são muito mais persuasivos que emoções: não se exalte. Tente ver a discussão como se estivesse ocorrendo entre outras duas pessoas que você não conhece. Se deu aquela vontade de morder a jugular do seu interlocutor para ele sangrar até morrer, pense que você está acima de tudo isso, que em algumas horas você estará confortavelmente deitada em sua cama fazendo uma máscara de chá de camomila, ou assistindo um filme. O importante é contar até 10 e não transparecer o nervoso. Se você tiver o hábito de fazer meditação ou yoga vai ficar beeem mais fácil dominar suas emoções em uma situação tensa.

E aí, meninas, essas dicas ajudaram?

beijocas!!

Anúncios

3 responses to “A Arte da Argumentação

  1. Pingback: Fale para ser ouvida | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s