O que é esse tal de Cloud Computing?

O conceito de Cloud Computing, embora simples, pode assustar. Que tal entender como funciona a computação em nuvem?

Os serviços de webmail, por exemplo, funcionam dentro do princípio da cloud computing, pois aquelas mensagens não estão armazenadas localmente: elas estão na chamada “nuvem”, ou seja, em um servidor que está localizado em algum lugar do mundo, e que pode ser acessado via web. Além dos emails, existem alguns serviços específicos de armazenamento como Dropbox, Skydrive, Google Drive (recém-lançado) e iCloud, que permitem que você faça pastas de fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros arquivos e os deixe guardados na “nuvem”, sem ocupar espaço na sua máquina.

O conceito abstrato de nuvem ainda não foi absorvido plenamente pela sociedade, embora baste ter uma conta de e-mail no Hotmail ou Gmail, por exemplo, para usar serviços de cloud computing, na maioria das vezes sem esta consciência.

Suas músicas não precisam mais estar na sua máquina, mas usando um serviço na nuvem, podem ser acessadas e reproduzidas de qualquer lugar, assim como suas fotos, filmes, documentos, etc.

De acordo com o Google Brasil, existem duas características básicas para definir a computação em nuvem. Primeiro: os aplicativos são acessados pelo navegador e o usuário não precisa ter o programa instalado no computador, apenas o browser. Segundo: os dados ficam hospedados em uma infraestrutura que está invisível para os usuários (servidores).

Conheça alguns serviços de Cloud Computing

Armazenamento de arquivos

  • Dropbox
  • SkyDrive
  • Amazon Cloud Drive
  • Ubuntu One
  • iCloud
  • SugarSync

Edição de áudio, fotos e vídeos

  • Photoshop Express Editor
  • Pixorial
  • Aviary

Edição e criação de planilhas, apresentações e documentos de texto

  • Google Docs
  • Zoho
  • Microsoft 365579761_512165502140235_100413013_n

Curiosidades sobre cloud computing

O site Peixe Urbano, especializado em levar aos clientes os menores preços de produtos e serviços de cada cidade, optou por criar toda a sua estrutura sem investir em hardware físico. Para tal, usou os serviços do AWS, permitindo lançar seus serviços com baixo investimento de capital.

A Gol Linhas Aéreas criou um sistema de entretenimento a bordo que usa computação em nuvem. “Da perspectiva da GOL, o melhor sobre a AWS é como a infraestrutura é transparente.  Os Datacenters não são o core business da GOL Linhas Aéreas, portando ao utilizar a AWS podemos nos concentrar na inovação.  Enquanto voltamos as atenções para os nossos clientes e negócios, a AWS fornece uma alta disponibilidade, escalabilidade e performance”, disse Giselma Becaro Silva, coordenadora da Unidade de Negócios de Inovação e Produtos da GOL Linhas Aéreas.

O portal de ensino de idiomas LiveMocha, oferece cursos gratuitos de 25 idiomas para 3 milhões de usuários em todo o mundo. A companhia escolheu o Amazon SimpleDB para ajudá-la a armazenar, processar e consultar grandes conjuntos de dados. Seu serviço online também faz uso do Amazon EC2, S3, SQS e CloudFront.

 No link abaixo o Olhar digital fala um pouco sobre esse assunto vale a pena conferir :

http://www.olhardigital.com.br/produtos/central_de_videos/retrospectiva-windows-8-e-computacao-da-nuvem 

 Bom pessoal é isso aí, espero que esse artigo traga um pouco de luz sobre esse assunto , tenham um ótimo dia e fiquem com Deus.
beijinhos
Anúncios

2 responses to “O que é esse tal de Cloud Computing?

  1. Pingback: Review – My Fitness Pal (programa de controle de alimentação) | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s