3 Segundos para melhorar sua vida – os impulsos que nos afundam

Hey ladies!

Eu estou lendo um livro muito legal, que se chama ‘3 Segundos – O Poder de Pensar Duas Vezes‘. Ganhei de um amigo do trabalho e a cada capítulo estou aprendendo várias coisas. Hoje vou falar sobre o primeiro capítulo, que trata dos seis impulsos que fazem parte da natureza humana e que, se combatidos, não irão interferir no seu sucesso. A explicação do Dr. Les Parrot, autor do livro, é que a diferença entre os bem sucedidos e os fracassados são 3 segundos de pensamento – e estes 3 segundos são suficientes para identificar o impulso e refutá-lo. E força para não cair nesta armadilha da natureza!

1- Impulso de desistir antes de tentar – quantas vezes você já ouviu alguém falar assim: “Ah, são mais de 20 candidatos por vaga naquela faculdade! Não adianta nem tentar!!”? Eu já ouvi milhares. E conto a vocês que, quando estava me aplicando para a vaga que encontrei na HP, ouvi muita gente falando “Ah, nessas empresas só entra quem tem contato!” ou “Nossa, imagina a concorrência! Você vai até Alphaville fazer as entrevistas sabendo que tem tanta concorrência??”. E lhes conto que fui a selecionada. Desistir antes de tentar é não dar a si mesma a chance de descobrir se sua chance era real ou não, independentemente dos comentários alheios. Por isso, sempre que você for desistir de alguma coisa antes de tentar, pense que você não sabe exatamente todas as variáveis que estão interferindo no resultado da sua tentativa.

2- O impulso de recusar um desafio – desafios são assustadores. Se não o fossem, não seriam chamados de desafio, certo? Mas eles sempre são positivos, mesmo que você fracasse. Isso porque, quando aceitamos um desafio, nossa auto estima melhora e aprendemos com a estratégia que traçamos. Por isso, aceite os desafios que forem impostos. No trabalho, isso vai fazer com que seu chefe a veja como alguém que aceita correr riscos para ajudá-lo. Na família, será vista como alguém forte, com quem os outros podem contar. E no seu ego, se sentirá capaz de muito mais do que já faz.

3- O impulso de se conformar com o status quo – essa é uma cutucada especialmente para aquelas que vivem reclamando de algo mas nunca fizeram nada para mudar. Se conformar com o status quo é receita certa para uma vida infeliz e insatisfeita. Isso porque quando nos conformamos, deixamos de aplicar esforços na mudança, e ainda estamos condenadas a uma vida com pouco brilho.

4- O impulso de se evadir das responsabilidades – “Não fui eu!”. Essa é a frase favorita de quem se evade de suas responsabilidades. Ou então: “o que eu podia fazer?!”. SEMPRE há algo que você possa fazer. Se seu colega não fez exatamente o que você pediu, você pode não ter culpa, mas tem a responsabilidade de ter sido mais clara em seu pedido. Se seu cabeleireiro cortou mais do que você queria, você pode não ter tido culpa, mas tem a responsabilidade de ter mantido o olho enquanto ele cortava. Ou seja, sempre há algo que você pode fazer para evitar problemas – e isso faz de você parcialmente responsável por tudo que acontece com você. É, querida, não é fácil ter controle sobre sua própria vida!

5- O impulso do menor esforço possível – Ahhh tem impulso mais irresistível que esse? Se podemos resolver um assunto em 5 minutos, por que tomar 10? Bom… se você sabe que tomando 10 minutos a solução ficará mais perfeita, esse é o motivo. Nós sempre queremos nos livrar dos problemas o mais rápido possível, mas com isso podemos estar fazendo menos do que deveríamos para que o problema realmente vá embora. Não adianta você comprar um daqueles comprimidos milagrosos para emagrecer ao invés de incorporar uma rotina de exercícios e alimentação regrada – você já sabe que vai jogar dinheiro fora, por mais que seu coração queira acreditar que a pílula mágica do emagrecimento existe.

6- O impulso de evitar se por em ação– Mais do que conformadas, algumas pessoas simplesmente evitam ter que se mexer. Por exemplo, se o seu carro está fazendo um barulho estranho e você simplesmente ignora, já que ele está andando, pode ter que ficar no meio da noite, em uma avenida deserta e na chuva com o carro parado. O mesmo se você tem aquela cólica meio esquisita e vai empurrando com a barriga. Basicamente, empurrar com a barriga é um convite para que você fique patinando sem sair do lugar. Assim sendo, aja! Seja dona da sua vida, e levante seu traseiro sempre que algo não estiver exatamente como você quer. É sua vida – suas regras!

Esse texto deu uma injeção de ânimo? Conte o que você achou! Clique no balãozinho ao lado do título do artigo para comentar.

beijocas!!

Anúncios

2 responses to “3 Segundos para melhorar sua vida – os impulsos que nos afundam

  1. Pingback: O que é o impossível? | De Salto Alto e Notebook·

  2. Pingback: Por que ofender? | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s