Casei! Oba!! Mudei de nome!! Puuutz…

Hey meninas!! eu estou escrevendo esse artigo para ver se consigo ajudar vocês que casaram e mudaram de nome a passar menos perrengue que eu estou passando. Eu fiz questão de mudar de nome para adotar o nome da minha querida vó Beatriz, que é a avó mais fofa que o mundo já viu. Mas isso me custou muitas idas e vindas à Caixa Econômica Federal, Atende Fácil, Poupa Tempo, Polícia Federal…

Coloco abaixo um roteirinho que deveria ter seguido para não ter tanta canseira. E antes de mais nada: se você costuma viajar para fora do país, deixe para atualizar todos os documentos quando seu passaporte vencer. Não há “renovação” de passaporte, e é preciso pagar uma taxa nova para retirar um documento com nome de casada. Além disso, a passagem e o passaporte devem estar com o mesmo nome – por isso, se você alterar os outros documentos antes de alterar o passaporte, corre o risco de ter problemas ao comprar passagem com cartão de crédito.

1) Comece sempre pelo RG. Agende seu atendimento em algum posto do Poupa Tempo se estiver em São Paulo, ou então no posto de identificação civil da sua cidade (na delegacia de polícia eles saberão te dizer onde fica, mas nestes postos leva mais tempo que em órgãos do Estado). Eu fui no Atende Fácil de São Caetano do Sul – mas prepare-se porque, se for nessa unidade, você vai ficar pelo menos 2 horas para ser atendido durante a semana – ou 4 de sábado (as senhas de sábado são distribuídas até 9h). Para fazer seu RG você vai precisar levar original E cópia do RG anterior, da certidão de casamento, do CPF, do PIS (se quiser que apareça na carteira nova) e 1 foto 3×4, além do comprovante de pagamento da taxa no banco (basta chegar no banco e dizer que quer tirar 2ª via do RG – custa quase R$ 30,00).

2) Com o RG em mãos, vá a uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá você deve apresentar original do PIS, RG novo (já com nome de casada), carteira de trabalho e CPF – e assim poderá atualizar seu nome no PIS e no CPF. Quando eu fui, levei também o título de eleitor com comprovante de votação e o mocinho olhou.

3) Eu não alterei a Carteira de Trabalho, mas recomendo que você compareça em algum órgão do Ministério do Trabalho. Neste site tem várias informações sobre como tirar.

4) O próximo passo é mudar o nome da sua empresa, e pedir que alterem no FGTS – para isso você precisa enviar o comprovante que entregarem na Caixa de que seu PIS foi atualizado

5) Título de eleitor… compareça no Cartório Eleitoral de sua cidade levando o

  • título de eleitor,
  • um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor) e
  • um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, os seguintes dados: nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade e a certidão de casamento, “just in case”

6) E então vamos para o banco: entre em contato com sua agência e peça a alteração do nome na conta corrente e reemissão dos cartões de crédito e débito e talão de cheque

7) E aí nosso último passo é o passaporte. Com tudo atualizado, você pode entrar na página da polícia federal e solicitar um novo passaporte – lembre-se que não há renovação, portanto você deve começar o processo como se fosse a primeira vez. Com a diferença que vai preencher os campos de nome de solteira e nome de casada. Para preencher o formulário já tenha em mãos seu RG novo, CPF, título de eleitor, certidão de casamento e seu CEP. Preencha os dados, imprima a GRU e pague no internet banking ou na agência, e então agende o atendimento. No dia do atendimento você deve estar linda e chiquérrima porque vai tirar a foto e portar todos esses documentos originais (RG, CPF, título de eleitor com comprovantes, certidão de casamento, GRU paga).

– Caso você tenha visto americano não é preciso tirar um novo: basta viajar com o passaporte onde o visto está e com o novo, e apresentar ambos na entrada do país

Ufa! eu ainda estou no quarto passo, e pulei o terceiro 😦 mas tenho fé que até o meio do ano vou ter renovado todos os meus documentos! Boa sorte para você 😉

Anúncios

21 responses to “Casei! Oba!! Mudei de nome!! Puuutz…

  1. Olá Dani!

    Menina!! Certeza de que não é preciso emitir novo visto??

    Estou com uma mega dúvida…. casei em 2012 e agora, em 2013 fui renovar o passaporte e lembrei que alterei meu nome para casada, tb!

    Mas o rapaz da PF disse que eu precisava emitir um novo com o nome de casada… li em outro blog, que é necessário ter a certidão traduzida para o Inglês e juramentada por uma espécie de despachante, que faz isso… mas não li nenhuma informação OFICIAL do que é preciso ser feito.

    Quando viajei há duas semanas atrás, a moça da agência, não quis arriscar de me mandar em voo com escala nos EUA, pq nem ela sabia como fazer nesse caso. Mas que ela já conhecia histórias de pessoas que tiveram que retornar, por serem barradas!

    =(

    minha dúvida continua…rs… e ainda estou pesquisando…. bj

    Gostar

    • Oi flor! tudo bom? acabei de ver seu comentário. No site do Ministrério das Relações Exteriores dos EUA eles respondem sua dúvida, dá uma olhada 🙂 http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nivfaq.html#single

      25. Eu tenho um visto com meu nome de solteira/casada. Agora estou casada/divorciada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto? Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada/solteira e seu passaporte antigo com seu nome de solteira/casada. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento/divórcio, que poderá servir de auxílio para esclarecer quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado

      E também no site da Embaixada Americana do Brasil http://www.embaixadaamericana.org.br/arc-index.php?action=materia&id=2176:

      Eu tenho um visto com meu nome de solteira. Agora estou casada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?

      Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada e seu passaporte antigo com seu nome de solteira. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para clarificar quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado

      Gostar

  2. Obrigada Dani… consegui encontrar no site da Embaixada Americana!

    Item 23 – Eu tenho um visto com meu nome de solteira. Agora estou casada e meu nome mudou. Eu preciso de um novo visto?

    Não, você não precisa de um novo visto. É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada e seu passaporte antigo com seu nome de solteira. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para clarificar quaisquer dúvidas. Assegure-se ainda de que seu visto válido não esteja danificado.

    Para todos os efeitos, fiz a certidão juramentada, caso encasquetem com a cópia.

    😉

    bjo e obrigada, mesmo assim!!

    Gostar

  3. Fui hoje no atende fácil em scs tirar o RG, agendei pela internet ontem e não demorei mais do que 15 minutos. Mas o documento só fica pronto dia 05/05.

    Gostar

  4. Olá!
    Tenho uma dúvida que não consigo resposta em nenhum lugar. Tirei o passaporte com nome de solteira e depois me casei. Agora, estamos pensando em viajar e preciso tirar o visto americano pela primeira vez. Todos os meus documentos já foram alterados, menos o passaporte. Para tirar este visto, preciso tirar outro passaporte? Ou posso tirar o visto com este passaporte mesmo? Neste caso, o visto sairia com meu nome de solteira ou de casada?
    Caso eu precise tirar outro passaporte, tenho que fazer como uma alteração ou ser como uma nova solicitação?
    Obrigada!

    Gostar

    • Oi Luciana! Eu fiz a pesquisa pelo mesmo motivo. O ideal é que você renove seu passaporte, porque seu visto sairá com o nome que está no passaporte. Como sua passagem também sairá com o nome do passaporte, você poderá ter inconvenientes se viajar com o nome antigo (diferença no cartão de crédito, por exemplo). Além disso, para tirar o visto americano você vai precisar apresentar outros documentos, e sua entrevista pode ser mais trnsa que deveria. Minha sugestão para ter uma solicitação de visto e uma viagem tranquilas é atualizar seu passaporte. E aqui no blog tem também um guia para tirar o visto americano. Beijooooo! E seja bem vinda 🙂

      Gostar

  5. Muito bom o post! parabéns!!! também tive muito trabalho renovando tudo. Mas veja se consegue me ajudar, vou viajar no final do ano e meu visto venceu, logo achei melhor tirar um novo passaporte (com nome de casada) para levar para entrevista de visto, e não ter maiores problemas. Porém, ao agendar o passaporte li na documentação que preciso levar que consta carteria de trabalho e aí me dei conta que não troquei a minha pelo nome de casada. sabe se tem problema levar a de solteira?
    bjos

    Gostar

    • Oi Joana! Primeiramente, bem vinda ao blog! 🙂 a carteira de trabalho é uma das formas válidas de identificação, que pode substituir o rg. Assim sendo, se o seu rg está atualizado, use ele como forma de identificação. E não esqueça de levar junto a certidão de casamento, cpf, titulo de eleitor com os comprovantes de votação, a guia paga e o passaporte antigo. Boa sorte! 😉

      Gostar

  6. Olá, casei em 2012 e mudei carteira de motorista, rg e cpf para nome de casada. Porém não mudei meu passaporte, cartão de crédito e título de eleitor que ainda constam nome de solteira. Vou viajar em novembro para Europa e comprei as passagens tudo com nome de solteira, vou ter algum problema no embarque?

    Gostar

    • Normalmente, se seu passaporte e passagem estão com o mesmo nome, você não tem problemas para viajar. Mas, se você tiver um tempinho, seria bom alterar para evitar problemas com o cartão de crédito, ja´que seu CPF já está com nome de casada. É difícil dar algum problema – pra ser sincera, um dos meus cartões continua com nome de solteira! hahaha! Mas evita problemas no futuro. De qualquer maneira, quando você vai viajar, a polícia federal vê seu registro de acordo com seu passaporte e a agência aérea compara seu nome do passaporte com a passagem. Leve também sua certidão de casamento, para o caso de terem dúvidas. Beijos!!

      Gostar

  7. OLÁ, me casei e não mudei o meu nome, agora vou renovar o passaporte e tirar o visto, e coloquei no formulário que sou solteira. Será que tem algum problema ?

    Gostar

    • Geralmente é problemático você colocar uma informação que não seja verdadeira no formulário de aplicação do visto. Como você não mudou seu nome, é pouco provável que tenha problema (afinal nenhum documento tem nome diferente) – mas, mesmo assim, se pegar um entrevistador mais cricri ele pode te perguntar… boa sorte 🙂

      Gostar

  8. Olá tenho dúvidas fiz meu passaporte em 2013
    Me casei em 2014 e meu passaporte só vai fica inválido em 2018 eu atualizo? Ou faço um novo?
    Atualizei todos meus documentos menos a carteira de trabalho tem algum problema? ?

    Gostar

    • Oi Josiane! Se você comprar uma passagem com seu cartão de crédito e ele tiver seu nome de casada, você pode ter problema. O mesmo se comprar a passagem colocando como nome do passageiro seu nome de casada. O ideal é que você o atualize – dói o coração, mas é necessário. Quanto à carteira de trabalho, eu não atualizei e até hoje não tive nenhum problema. Um beijo!!

      Gostar

  9. ola me divorciei e so meu visto ainda continua com nome de casado ainda e tem muito para vencer , mas mesmo assim gostaria de ayualizar meu nome do visto assim como fiz com o passaporte e todos outros documentos como faco pq ainda me incomoda o nome de casado no meu visto obrigado

    Gostar

    • Olá Leandro! No caso de visto americano, não é possível ‘mudar o nome’ – você terá que fazer o mesmo que fez com os outros documentos, que é tirar um novo. Aqui no blog mesmo eu publiquei as instruções para o novo processo de visto americano. Caso o seu visto tenha sido tirado há muito tempo, talvez seja legar dar uma olhadinha se o processo contina o mesmo. Boa sorte 🙂

      Gostar

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s