O que é esse tal de Iso, Abertura de Diafragma e Obturador?

Ola pessoal!

Aqui estou novamente, para esclacer melhor esses 3 itens importantíssimos para compor uma boa foto(ISO, Diafragma e Obturador).

Lembre-se  que para saber como configurar cada item é preciso entender sua câmera, novamente bato na mesma tecla, leia o manul e entenda como funciona seu equipamento.

Iniciando pelo ISO, ele é responsável pela iluminação da imagem, ele determina a sensibilidade do sensor  à luz.  Por isso, em ambientes mais escuros ( exemplo comodos internos de sua casa, onde tem muita sombra ) é preciso aumentar o ISO , eu costumo deixar em 400, mas faça o teste e perceba se fica nítida a foto, porém cuidado se o ISO estiver  muito alto as fotos tendem a ficar granuladas.

Veja no exemplo abaixo, a comparação de fotos., a primeira com ISO 100 e a segunda ISO 400.

ISO 100flor iso 400

Normalmente em estúdio (onde temos domínio 100% sobre a iluminação) e em dias ensolarados, trabalhamos com ISO entre 100 e 200. Já em ocasiões onde a iluminação é baixa, como eventos pouco iluminados (e onde você não pode utilizar flash) o ISO pode ser trabalhado em 800, 1000… dependendo da sua necessidade, do seu equipamento, e da sua liberdade de criação. Nao existe certo ou errado!

Diafragma , trata-se da abertura de luz que esta entrando, quanto maior  ela for, mais clara e desfocada ficara sua foto,e quanto menor, mais escura e nítida.

A abertura do diafragma é medida em números f, que são escritos desta forma: f/2.1, f/5.6, f/22, etc… Sendo que, quanto maior a abertura, menor é o número. É importante entender este conceito, pois, desta forma, quando falamos em uma grande abertura do diafragma, é possível saber que o número f em questão é bem pequeno. É comum referir-se à abertura do diafragma apenas como “abertura”.

33714

Por exemplo, o diafragma configurado em f/22 está quase fechado, enquanto f/1.2 representa que ele está quase totalmente aberto. Pode ser fácil confundir essa relação no começo, mas não se preocupe, com o tempo você vai se acostumar a ler esses números e saber exatamente quão aberta está a “íris” da sua câmera.

Nem todas as câmeras conseguem ajustar a abertura para todos os valores, pois isso depende do tipo de lente que está sendo usado. Ao comprar uma câmera ou lente nova, tente encontrar informações sobre os valores de abertura, o máximo e o mínimo. Isso classifica as lentes em “claras” e “escuras”, sendo que, geralmente, quanto mais clara for a lente, maior é o seu valor.

Abertura x Profundidade de campo
A abertura do diafragma interfere diretamente na profundidade de campo, e quanto mais aberta está a lente, menor é essa profundidade e vice-versa. Mas, o que realmente é a profundidade de campo?

Quando você vê uma fotografia, ela pode estar completamente focada, ou com algumas partes focadas e outras não. Esse é um efeito visual da profundidade de campo, quanto maior ela é, mais áreas da imagem ficam nítidas, e quanto menor ela é, menor é o ponto de foco.

profunidade de campo

Obturador – Indica a velocidade que a cortina se abre e fecha , quanto mais rapido , menos entrada de luz e vice-versa . 
Se trata de  um mecanismo dentro da sua câmera que calcula o tempo de exposição, ou seja, quanto tempo vai ficar aberto dentro da sua câmera, recebendo luz. Ele funciona quando apertamos o botão de disparo, quanto mais tempo aberto, mais luz e menos tempo aberto, menos luz. Essa medida é dada em fração de segundos, por exemplo: 1 1/2 1/4 1/250, etc… e costumamos chamar então, de velocidade da câmera. Quanto maior o número depois do 1/ mais rápido ele será, e quanto menor, mais lento.

obturador

foto_exemplo2

Entendendo o cada um faz, fica mais fácil para configurar a sua camera e entender que um pode compensar o outro.

 Bom por hoje é isso !

Bjos e fiquem com Deus!

Fontes:
Curso MBA
http://www.borboletasnacarteira.com.br/2012/04/18/fotografia-os-tres-principais-fatores/
http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s