Você não come carne?!?! Mas o que você come?!?!

Hey girls!! tudo bom com vocês?

Eu venho aqui compartilhar com vocês algumas dicas para alguém que ouve há 12 anos o comentário que eu coloquei no título desse artigo. Isso porque faz 12 anos que não como carne vermelha, e só como frango quando não tem outra opção à base de soja ou peixe.

Como a nossa cultura é baseada no “arroz, feijão, bife e batata frita”, as pessoas custam entender que é possível ter uma alimentação completa, saudável e balanceada sem carne. Mas nem por isso a alimentação vegetariana é necessariamente “light”. Aliás, esse  é um erro bastante comum – acreditar que os vegetarianos consomem menos calorias que os carnívoros.

Existem atualmente muuuuitas substituições para a carne, e com um cardápio equilibrado é possível consumir todos os nutrientes essenciais sem ter que matar animais para isso. Eu já dei uma ideia de substituição com a massa básica de proteína de soja aqui – e a proteína de soja é barata e fácil de ser encontrada. Mas existem muito mais opções:

Mandiokejo – substituto do queijo sem aditivos de origem animal

– Tofu – queijo feito de soja que pode ser consumido refogado com shoyu (também publiquei uma receita aqui), em forma de pasta misturado com nozes e ervas, no meio de um caldo de legumes… várias combinações

– Mercados de produtos vegetarianos/veganos: o mais famoso é o Guia Vegano. Entregam produtos e pratos prontos. Eu estou experimentando atualmente o Eu Levo Pra Você, e faço uma resenha assim que chegarem meus produtos.

– Lista de produtos sem origem animal: o site do Veganismo Brasil traz ainda uma lista de produtos não só alimentícios – e que são amigos dos bichos.

Eu quero deixar muito claro que ‘tornar-se vegetariano’ requer dedicação, cuidado extremo com a alimentação (afinal é muito mais difícil consumir os nutrientes que com a alimentação convencional) e deve ter um apoio profissional. Mas substituir a carne, fonte de colesterol e gorduras saturadas, algumas vezes na semana vai te fazer muito bem 🙂

beijocas!!

Diga o que pensa sobre isso

