O que saber antes de viajar

Hey girls!!

como sabem, A-MO (tem capslock maior que esse?!) viajar. Se pudesse, seria aeromoça… a única coisa que impede é meu amor infinito pelo meu marido – não conseguiria ficar longe dele mais de uma semana! Mas meu trabalho já me mandou para vários lugares e durante meu intercâmbio também viajei bastante, o que “saciou” minha necessidade de novas culturas e novos olhares. E com essas viagens eu fui aprendendo alguns truquezinhos que são bastante úteis – e achei que seria bacana compartilhar com vocês. Pode ajudar em alguma situação…

– Se for viajar para um país diferente, entre na página da Anvisa e verifique se o país exige alguma vacina em especial. Algumas vacinas devem ser tomadas pelo menos 10 dias antes da viagem, então é bom verificar antes de começar a fazer as malas

– Não esqueça de confirmar se o país precisa de visto e passaporte. Atualmente, você não precisa de passaporte para viajar para Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela ou qualquer outro país do Mercosul – mas seu RG deve ter no máximo 10 anos para ser válido como documento de viagem (Carteira de Motorista não vale!). Com relação ao visto, a maioria dos países da América Central (Panamá e Costa Rica, por exemplo) e países da União Europeia (Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda), além de alguns outros europeus (Dinamarca, Suécia, Finlândia, Suíça) não exigem visto. Para a Inglaterra, o visto é concedido no momento em que você desembarca no país. Por isso é bom ter um endereço onde vai ficar, um bom motivo para a viagem e dinheiro suficiente para manter-se por bastante tempo. Para o México é fornecida uma Autorização Eletrônica que eu mencionei no artigo sobre Cancún.

– Eu não sei se você é como eu, que fica enlouquecida com as coisas mais baratas e mais incríveis toda vez que viaja (acho que diferenças no fuso-horário me deixam meio entorpecida e achando tudo mágico) – e acaba deixando a mala beeem pesada. Por isso, eu recomendo que você tenha uma daquelas balanças de mão para conferir o peso da bagagem. Algumas companhias aéreas se negam a embarcar excesso de bagagem de pendendo do peso, e outras, como a Copa, faz você tirar o conteúdo da mala mais pesada e colocar na mais leve no meio de todo mundo, durante o check-in para equilibrar o peso. E na ida, a regra é clara: leve somente o ESSENCIAL!! Calcinha e sutiã podem ser lavados no chuveiro, camisetinhas também. Calça jeans pode ser usada algumas vezes, assim como blaizers e blusas. Então faça sua mala com peças básicas e que combinem entre si.

– Para mim, o melhor lugar para comprar lembranças de viagem é um supermercado. Sim, mercado normal, daqueles que a gente faz a compra da semana ou do mês. Isso porque nos supermercados é possível ver o que realmente é típico daquele país ou cidade, e não o que empurram para turistas. Assim você poderá comprar um presente inusitado, pagando preço de mantimentos – além de se divertir vendo os locais fazendo suas compras.

– Mostre seu interesse pela cultura local. Não mata ninguém nem ocupa muito espaço na cabeça aprender a dizer “Obrigada”, “Por favor” e “Olá” no idioma do país onde você está, e significa muito para os locais. No Google Translator você consegue ouvir a tradução, fazendo com que você saiba pronunciar corretamente a palavra.

– Veja a previsão do tempo!! No site http://www.weather.com/ você encontra a previsão do tempo em várias cidades do mundo e pode ser uma mão na roda para saber como fazer sua mala.

– Alguns itens são mandatórios em sua mala de mão, e isso eu aprendi quando fiquei presa no terremoto do Chile de 2010 sem minha bagagem, que já tinha sido despachada: uma muda extra de roupa, incluindo calcinha, um casaqueto, seus remédios, uma necessaire com escova de dente, sabonete e pasta de dente, lixa de unha (ela é uma mão na roda para substituir tesourinha quando precisar cortar algo), fio dental (pode ser usado como varal, para amarrar saquinhos…) e um pacote de algum lanche industrializado. Caso sua bagagem seja extraviada, ou você não consiga embarcar e sua mala sim, você não ficará na mão.

– Alguns países não aceitam que se desembarque com produtos alimentícios. No Chile, por exemplo, se você declarar que não está trazendo nenhum alimento e eles pegarem uma maçã em sua bagarem (através do Raio X) você é multada em U$ 500 e ainda é detida. Por isso, fique muito atenta e sempre responda sinceramente as perguntas dos oficiais de imigração.

– Saiba o que fazer em caso de emergência. Tem lugares onde coisas que são corriqueiras para eles são assustadoras para a gente, como terremotos, furacões e afins. Por isso, converse com o concierge do hotel ou recepcionista do albergue para que você saiba o que fazer antes que algo aconteça.

– Caso vá para um lugar onde os taxistas não usam taxímetro, lembre-se sempre de pegar um taxi oficial e combinar o valor antes de entrar no carro.

– Não se esqueça que não é permitido embarcar com mais de 50 ml de líquidos em vôos comerciais – essa regra foi criada depois dos atentados de 11/09 e já fez muita gente perder cremes, shampoos, condicionadores e perfumes. Leve tudo em embalagenzinhas pequenas, estilo amostra grátis. Também não é permitido embarcar com nada cortante (alicates de unha, tesourinhas, facas, canivetes etc)

Logo publico mais dicas para vocês!! beijocas!!

One response to “O que saber antes de viajar

  1. Pingback: Série Um Destino, Três Países – Dicas extra parte 2 | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

