Logoterapia – A importância de uma motivação

Hey galz!

Ontem assisti uma palestra interessantíssima e me lembrei de vocês ^^ era sobre resiliência pessoal, um tema que vou abordar em mais detalhes daqui a uns dias, mas o que me deu vontade de contar para vocês hoje é sobre a logoterapia, uma ciência/psicoterapia criada por Viktor Frankl.

Imagem

Viktor é austríaco, judeu, e ficou preso no campo de Auschwitz em 1944. Nessa época ele já havia começado a estudar a importância do significado da vida para as pessoas, baseado em estudos de Carl Jung. Mas foi no campo de concentração nazista que ele pode comprovar a importância do que já havia descrito em seus estudos.

Apesar das terríveis condições que já conhecemos, os judeus tinham uma enorme esperança que no ano novo de 1945 eles fossem ser libertados. Não se sabe se foi uma ideia plantada pelos próprios nazistas ou se foi uma estratégia de algum líder judeu para motivar seu povo, mas o fato é que essa esperança de liberdade após o ano novo tomou conta de todo o campo. Como sabemos, eles não foram soltos. E algo interessantemente triste aconteceu: o número de mortes logo após esse ano novo frustrado foi imenso, mesmo mantendo-se as mesmas condições precárias de alimentação, higiene e carga de trabalho. A conclusão de Viktor é que, uma vez que viram sua motivação esmaecer-se, muitos judeus perderam a única coisa que ainda os fazia resistir.

Esse é um fato real, estudado e comprovado – uma comprovação de que a crença é o que é o que nos dá força e capacidade de seguir adiante a cada dia, de nos tornar capazes de enfrentar os desafios diários que todos temos. Por isso é tão importante para cada um de nós saber exatamente o porquê de estarmos aqui. Qual é o seu objetivo? Em que você acredita? Como diz a propaganda do Pão de Açúcar, “O que faz você feliz?“.

A proposta que deixo para vocês hoje é pensar no significado da sua vida, no que move sua vontade. Por quê você está viva. Tenho certeza que, tendo um propósito maior, vai ser muito mais fácil sair na chuva para ir estudar, correr para chegar no trabalho a tempo, manter-se com uma alimentação regrada… e, se quiser saber mais sobre Viktor, pode visitar a página de seu Instituto de Pesquisa.

Gostaria de agradecer a Thomazelli & Hoyos Coaching, que ofereceu essa palestra em parceria com a Fundação Bradesco. Aliás, dêem uma olhada na seção de Eventos da Fundação Bradesco porque sempre tem palestras super interessantes e gratuitas!

Um super beijo, fiquem com Deus!

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s