Série Um Destino, Três Países – Dicas extra parte 2

Hola chicas!!! Como estão? Hoje vamos falar da segunda parte de dicas que eu estou publicando como parte da série Um Destino, Três Países – mas que também poderia ser continuação do artigo O Que Saber Antes De Viajar ou mesmo um artigo independente, já que vale para qualquer viagem 🙂 Seguem as dicas:

Planejando a viagem: viajar é algo que deve nos fazer feliz e deve valer a pena cada centavo gasto. Por isso, é essencial você ter feito um planejamento antes de ir para aproveitar o tempo de forma inteligente, descansar quando é necessário, passear o máximo possível e gastar o mínimo possível com muita diversão. Por isso, antes de ir, conheça o destino – visite páginas sobre o destino, a página oficial da prefeitura ou do Estado/Região e conheça mais sobre o lugar. Entre na página do Trip Advisor para saber quais são os pontos turísticos imperdíveis e também os que podem ser esquecidos porque não valem o tempo gasto. Com o Trip Advisor você também pode encontrar hotéis com as avaliações de viajantes que já os conhecem e fotos tiradas por esses viajantes – o que é muito mais sincero que as fotos dos sites. Se vocês quiserem, posso fazer um post só de planejamento – é só alguém pedir nos comentários 🙂 E uma dica de ouro: ouça os mochileiros!! Existem sites de mochileiros que trazem dicas incríveis de destino, de como economizar, de que não esquecer… e lembre-se: os mochileiros viajam em condições normalmente extremas, por isso acabam descobrindo muito mais do que viajantes “normais”. Palavra de quem foi mochileira por alguns anos 🙂

Quando usar transporte coletivo: eu sou fã de transporte coletivo. Através dos ônibus/trens/metrôs você conhece os locais, ouve a língua, vê como eles se comportam no meio dos outros e ainda economiza uma baita grana. O único problema é que o transporte coletivo, dependendo do destino, também pode trazer riscos para sua segurança, já que é onde todos estão. Porém, se você mora na Grande São Paulo, por exemplo, são poucos os lugares onde o transporte coletivo vai trazer mais riscos do que você já assume no seu dia a dia. No caso de Puerto Iguazú, usamos transporte coletivo para ir para as cataratas, tanto do lado brasileiro quanto argentino, e para ir ao Icebar Iguazú. Também usamos para ir a Ciudad del Este, mas, como disse antes, não recomendo – é muito cansativo para ainda depender do horário do ônibus. Recomendo, durante a fase de planejamento da viagem, conferir sites de mochileiros e também site das empresas de ônibus locais.

Negociando o táxi: não tem jeito: por mais que você consiga aproveitar ao máximo o transporte coletivo, uma hora ou outra vai acabar precisando pegar um táxi. E não se esqueça JAMAIS: em muitos lugares do mundo os taxistas não usam taxímetro – eles dão o valor baseados ou no que eles sabem que vale o trajeto ou na cara do turista desavisado que entrou em seu carro. Por isso, SEMPRE SEMPRE SEMPRE negocie o valor da corrida antes de sentar-se no banco e fechar a porta. Há lugares (Praga, por exemplo) em que um taxista chegou a cobrar U$ 50 por uma corrida de poucas quadras. E quem tem coragem de arrumar confusão num país estranho?

Compra de lembrancinhas em mercado: assim como do transporte coletivo, também sou fã dos supermercados. Em supermercados você descobre o que as pessoas comem, como cuidam da casa, se os homens dividem mais ou menos as tarefas domésticas com mulheres, qual é o “forte” do lugar… e também como é barato comprar lembrancinhas que realmente sejam a cara do lugar. Normalmente eu nem entro naquelas lojas de lembrancinhas típicas – vou direto no supermercado e descubro o que tem de mais diferente e em maior quantidade. Por exemplo, em Iguazú, o que eles mais têm é variedade de erva mate – porque tomam chimarrão o dia todo. Então trouxe um chimarrão “semi-pronto” que vem com o copo e canudinho de lembrança para meu pai e meu irmão. Quer coisa mais “a cara” do lugar? Eu acho mais divertido que as coisas tradicionais – e com certeza é mais barato e significativo.

Por hoje é isso, já começaram a planejar a próxima viagem? 🙂 um super beijo, fiquem com Deus!!

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s