A história por trás da linha Ekos da Natura

Oi lindas!

Num sábado desses eu estava conversando com minha querida tia Ana, que é supervisora de consultoras Natura, e dizendo como eu adoro a linha Ekos, mas que acho muito cara. E então ela me contou a história dessa linha, que quis compartilhar com vocês.

A linha Ekos é a principal linha da Natura voltada totalmente para a responsabilidade ambiental e social. Funciona assim: a Natura encontra uma comunidade que vive praticamente de produção de subsistência, e então compra o terreno, matéria prima e treina as pessoas da comunidade para produzirem a matéria prima que a Natura irá usar em seus produtos. A comunidade é desenvolvida, passando a ser produtora, e por 5 anos vende sua produção com exclusividade para a Natura. Depois dos 5 anos, a comunidade já está transformada, porque passa a ser uma fornecedora, aprender a lidar com finanças, ser conhecida de outras empresas de cosméticos. E aí que entra o preço alto: como depois de 5 anos qualquer empresa pode comprar a matéria prima da comunidade, outras marcas (que, diga-se de passagem, não investiram nesse desenvolvimento local) podem comprar a matéria prima – e oferecem muito mais do que a Natura ofereceria para ter retorno sobre o investimento (lembre-se que, apesar de socialmente responsável, a Natura não é uma instituição de caridade!). E então a Natura acaba tendo que repassar esse valor para o consumidor final, ou não consegue fechar a cadeia de investimento e retorno. Essas são as comunidades em que a Natura tem atuado:

Conheça nossas comunidades fornecedoras

Eu achei a história muito bonita porque é uma forma de trazer comunidades esquecidas no meio do país para o século XXI ao mesmo tempo em que se lucra com isso. Também achei bonito ver a preocupação da empresa em acompanhar a cadeia de suprimentos do começo ao fim, garantindo assim um produto que é feito sem rastro de exploração, desmatamento, mão de obra semi-escrava etc. Achei fofo S2

E tem novidades – para o próximo ciclo, a Natura está lançando novas águas de banho. Como a tia Ana mima demais essa sua sobrinha, já ganhei a amostra dessas águas. Sempre fui apaixonada pela água de Breu Branco – e agora o lançamento que conquistou meu coração foi o Segredos de Breu. Em breve, resenha para vocês 😉

beijocas suas lindas, fiquem com Deus!!

Anúncios

2 responses to “A história por trás da linha Ekos da Natura

  1. Se fosse depender do governo, iriam receber bolsa família pro resto da vida. Ainda bem que tem empresas que fazem o trabalho que o GOVERNO POPULISTA não faz. É claro que tem que ter interesse econômico, senão a empresa não sobrevive, mas todo o mundo ganha, a empresa e a comunidade, sem ter que votar em PilanTras nas eleições !

    Gostar

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s