Dicas da prima – Grão de Bico nos caldos

Hello galz!!

Lembra que eu tinha contado que minha prima Cecília tinha me mandado duas dicas? Hoje compartilho com vocês a segunda:

“eu cozinho por meia hora na pressão um pacote de grão de bico, que já ficou de molho de véspera (não tiro a pele, porque não tenho paciência e porque é nela que estão as fibras). Depois de esfriar, faço porções e congelo. No jantar, faço um creme – de ervilha, lentilha, legumes, feijão, aspargos, palmito….E coloco o grão de bico dentro. É um carboidrato que sacia a fome, tem baixo índice glicêmico, muitas proteínas não é muito calórico e tem inúmeras outras propriedades nutricionais.”

Eu sou super fã do grão de bico, e não sabia que ele era uma opção tão boa para carboidrato. E então fui pesquisar o que mais essa bolinha simpática e vi que são vários os benefícios que ela traz para a saúde:

– Pela alta carga de triptofano, o Grão de bico funciona como um “anti-depressivo natural”, ajudando na produção de serotonina

– Possui substâncias que melhoram a ovulação

– Por ser um produto vegetal, não tem colesterol

– Apesar de ter menos proteína que as outras leguminosas, as do grão de bico são totalmente aproveitadas pelo organismo, sendo de altíssima qualidade – o que não acontece com suas parentes

– Funciona como a soja na reposição hormonal, por conter fitoestrógenos

– Atua na prevenção de doenças cardiovasculares

– Como disse minha prima, ele tem baixo índice glicêmico. Isso significa que, quando o carboidrato do grão de bico é quebrado pelo nosso corpo, não existe uma quantidade muito grande de glicose que ficará “nadando” pelo nosso sangue. Assim, ele não aumenta muito o nível de glicemia. É importante manter a glicemia sob controle porque, quanto mais glicose livre, mais insulina terá que ser produzida pelo pâncreas – o que pode levar a uma pane. Conversamos disso há bastante tempo, nesse artigo

– Há estudos que comprovam que o grão de bico é capaz de diminuir a dosagem de colesterol ruim e aumentar a de colesterol bom quando consumido frequentemente

– O magnésio presente no grão de bico é excelente para proteger nosso corpo dos antioxidantes que são acrescentados aos alimentos industrializados que consumimos

 

Acho que conseguimos te convencer da importância de acrescentar o grão de bico em sua dieta, né? A Revista Saúde traz uma reportagem muito boa sobre as pesquisas mais recentes sobre os efeitos dessa leguminosa. Aproveita e dá uma olhadinha na receita que a Karime Hamoui postou de um hommus bem saudável.

beijocas, fiquem com Deus!!

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One response to “Dicas da prima – Grão de Bico nos caldos

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