Do you speak English?

Olá flores do meu jardim!! Como estão?

Acho que não preciso discorrer com vocês sobre a importância de se falar inglês hoje em dia, não é mesmo? E a questão não é só arrumar emprego. É entender aquela música que você canta e não tem ideia do que está dizendo, é encontrar tutoriais incríveis na internet e poder segui-los, entender comédias sem precisar perder metade das piadas por causa da dublagem… enfim, nosso mundo já não permite que cada um fique isolado em sua língua materna. Não é uma questão de vangloriar os Estados Unidos, como ignorantes algumas pessoas costumam justificar sua falta de vontade em aprender um novo idioma. Na verdade, a única pessoa que irá se beneficiar ou se prejudicar pela aprendizagem ou não do inglês é você mesma!

Eu aprendi inglês numa época em que não existia a Internet (Jesus, como o tempo voa!!). E minha família era…digamos… economicamente diferenciada hahaha então eu aprendi pegando letras de música e dicionário, além de livros que minha mãe, professora de português, recebia das editoras. Até tentei fazer um curso de 10 meses em uma escolinha de fundo de quintal de valor mais atraente, mas não aprendi nada de novo. E então já são 15 anos falando o idioma, sem gastar nada para isso.

Hoje a Internet permite que você aprenda, e bem, o inglês básico para se virar lendo, escrevendo e assistindo vídeos. E tudo de graça. Ou seja, a única desculpa que você pode usar é que não sabia onde procurar – e eu acabo com essa desculpa agora! hahaha

LinguaLeo: tem uma versão gratuita do curso, que leva mais tempo que a versão paga mas que é suficiente para aprender

LiveMocha: começou com a proposta de ser uma comunidade virtual em que nativos ajudavam estrangeiros a aprender seu idioma. Hoje cresceu e oferece também cursos – pagos e grátis

English is Fun: perfil no Facebook que posta frases, piadinhas e dicas várias vezes ao dia. Se você curtir essa página, terá doses quase horárias de dicas e conhecimento novo em inglês

Max Idiomas: esse é o perfil de uma escola física excelente que fica em São Paulo – e a escola criou um perfil para postar quase que diariamente dúvidas mais comuns do idioma, dicas de gramática e expressões idiomáticas. Excelente para quem quer aprender não só a língua, mas também a cultura

E também tem a possibilidade de você encontrar americanos e ingleses dispostos a ajudar quem está aprendendo, conversando por chat ou Skype – é só buscar comunidades de aprendizes de inglês.

E aí, gostaram?? Quero só ver vocês se modernizando, hein?? 🙂

beijocas a todas, e até segunda (pois é, no fim de semana não vou conseguir escrever nada… culpa da viagem, não minha!! vocês me perdoam, né?)

5 responses to “Do you speak English?

  1. realmente! inglês é importantíssimo! Já consigo me virar bem lendo e ouvindo e escrevendo… preciso mesmo é treinar pronuncia e conversação… rsrsrsrs… mas devagar eu chego lá!

    Beijão!

    Gostar

  2. Pingback: Aprendendo coisas novas de graça | De Salto Alto e Notebook·

  3. Olá!!! Gostaria de saber como se escreve em inglês”flores do meu jardim”, é que eu chamo meus alunos assim, por isso gostaria de saber!! Obrigada!

    Gostar

    • Olá Lucilanea!! Me perdoa por demorar tanto para responder sua mensagem – eu fiquei um tempinho afastada desse blog e só hoje vi tudo que tinha de pendente!! Você pode até dizer ‘Flowers of my garden’, mas não faz o mesmo sentido que essa expressão faz no Brasil. Seria de repente mais legal usar algo como ‘Sweet pie’ ou ‘Cupcakers’. Um beijo!!

      Gostar

Diga o que pensa sobre isso

