Nem sempre o requeijão é requeijão…

e nem sempre o queijo light é queijo light, e nem sempre a maionese é maionese. Eu digo isso porque estava lendo uma reportagem sobre rótulos de alimentos, e lembrei de uma coisa que descobrimos há pouco tempo, quando começamos a ler essas tabelinhas: os produtos não são todos iguais – e não é só em termos de sabor. É também em termos do que vai ser aproveitado pelo seu corpo.

Muitas vezes um mesmo produto tem valores nutricionais muito diferentes entre as marcas, e compensa investir um tempo lendo os rótulos para escolher o produto mais saudável. A regra é bem simples: quanto menos sódio e gordura saturada e mais proteína tiver, mais saudável é. Fácil assim. Então, se os preços estiverem dentro do seu alcance, prefira o que tenha uma relação nutricional mais saudável – para quê levar porcaria para casa, inchar, ter mais fome, e tudo o mais?

O site Fechando o Ziper, que eu já apresentei aqui, fez uma tabelinha comparando os embutidos considerados saudáveis. Veja só como os valores variam:

 

Vejam só a diferença na quantidade de sódio… gordura, então, varia de 0.2 a 1.2 gramas! É uma diferença gritante!! E o que mais me faz prestar atenção nos rótulos foi um dos meus alimentos favoritos: o queijo cottage. Sempre comi tranquilamente, achando que era praticamente uma bomba de gosto bom e nada de calorias… até escolher a marca do que eu estava comendo no MyFitnessPal e descobrir que o cottage da Quatá é gordíssimo!!

decepcionado

 

Eu montei um comparativo entre a tabela nutricional do cottage da Tirolez, que retirei do site deles, e da Quatá, que retirei do MyFitnessPal – mas antes de usar a tabela do MyFitnessPal eu conferi na embalagem. Vejam só:

cottage

Fontes: site do Tirolez e MyFitnessPal (antes de postar eu conferi na embalagem)

 

Tudo bem que o da Tirolez tenha mais sódio, mas olha a diferença na quantidade de calorias e de gordura do Quatá!! E eles custam quase a mesma coisa, e têm definitivamente o mesmo gosto. Ou seja, um caso típico de que o que deve contar na decisão de compra é o rótulo.

E não são só os números que podem nos ajudar: a ordem em que os ingredientes aparecem também. Devido a uma lei do Plano Nacional de Alimentação, os ingredientes devem sempre aparecer na ordem de quantidade da receita. Ou seja, os primeiros ingredientes são sempre os que estão em maior quantidade. Por isso, se você for comprar uma barrinha de cereal e o segundo ingrediente for ‘xarope de glucose’, ou ‘açúcar’, você está comprando um doce, e não uma barra de cereais saudável. Prefira sempre comprar os produtos que tenham nutrientes de verdade entre os 3 ou 4 primeiros ingredientes.

Beijocas lindas, fiquem com Deus!!

 

 

 

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5 responses to “Nem sempre o requeijão é requeijão…

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