O dia de quem se dedica a ensinar a seguir sonhos

Bom diaaa meninas!!! Tudo bom com vocês??

Hoje quero fazer aqui no blog uma homenagem aos profissionais que, sem sombra de dúvida, foram responsáveis por todas as minhas conquistas. Eu costumo dizer que meus pais plantaram uma semente com muito carinho, regaram, viram crescer, e então os professores maravilhosos que tive por toda a minha vida foram podando e direcionando essa planta, até que virou uma árvore (um ipê amarelo, elegante! hahaha).

Parece meio clichê, mas é isso mesmo que acontece: ser professor é se dedicar a ensinar os filhos dos outros, para fazê-los aprender, pensar, viver, e ter uma vida melhor que as que têm hoje. É claro que há exceções, como em qualquer profissão. Mas, de modo geral, e principalmente considerando a situação que os professores têm encontrado em seu trabalho, é preciso muito amor para se manter nessa carreira.

É incrível como um professor fica feliz quando vê um ex aluno, anos depois, bem sucedido. É como se ele sentisse que seu trabalho recompensou – e é verdade, seu papel é tão fundamental na formação das pessoas que é impossível separar o sucesso de alguém da base que lhe foi dada por seu professor. Então, reconheça você ou não, cada um daqueles profissionais que fizeram, e ainda fazem, parte da sua história são co-autores das suas conquistas.

TeacherClassroom

Eu tenho muito orgulho de dizer que mummys é uma professora aposentada. E sempre tive esse orgulho: a via chegando em casa preocupada com aquele aluno que apanhava do pai, ou com aquela que estava mais interessada em mostrar seus dotes físicos que em assistir a aula para não precisar se vender no futuro. E como ela ficava horas preparando diários de classe, preparando aulas… tudo isso para ter certeza que fez um bom trabalho. E eu estendo essa percepção para os outros professores que fizeram parte da minha vida: é uma profissão que não se pode simplesmente “vestir” ao chegar na escola e “despir” quando se chega em casa. Não sei se vocês que não tem professores na família sabem, mas esses profissionais que se dedicam a ensinar e formar, ouvindo muita mal-criação dos seus filhos, sobrinhos, vizinhos, não se desligam da sala de aula quando chegam em casa. Todo o mimo e erros na educação que nós cometemos têm que ser entendidos e aceitos por esses profissionais – que atualmente têm a lei como uma defesa das crianças mal criadas e dos pais que não percebem que deixando seus filhos agirem como querem estão, na verdade, matando seu futuro. E os professores devem ver tudo isso e não interferir… e mais: tem que ouvir um “ai que saco, ela veio!!” quando chega atrasada e os alunos já estavam se preparando para ir embora achando que teriam aula vaga.

Eu vejo muita gente dizer que é um absurdo a situação das escolas, um absurdo a situação da educação – mas muito pouca gente ensinando seus pequenos a respeitarem o professor como respeitam os pais, a obedecerem seus pedidos, a valorizarem seu trabalho. E o resultado dessa falta de cuidado com um profissional que molda nossa vida é a desvalorização de toda uma classe que já não é vista com o status que merece ter.

A todos os professores (especialmente à mummys ❤ ) – muito obrigada por terem não só escolhido essa profissão, mas por terem escolhido levá-la a sério, com cuidado, com preparo, com carinho, e terem contribuido com a base sólida que eu ganhei. Graças a vocês, mesmo sempre estudando em escola pública, consegui chegar onde eu quis!

Uma nota: maridjenho, puxa saco do meu pai como é, diz que é errado eu só dar “Feliz dia dos professores” para minha mãe sendo que meu pai também foi professor. Eu me explico: meu pai deu aula por alguns poucos meses, mas nunca considerou ser professor como sua profissão principal. Ele estava mais para líder da bagunça! hahaha mas eu estendo meu “Feliz dia dos professores” a ele também 🙂 – ainda mais agora que pappys também está entrando na linha, fazendo reeducação alimentar e fazendo academia todos os dias!! \o/

Diga o que pensa sobre isso

