Esclarecimentos sobre testes em animais

Olá meninas! tudo bom com vocês?

Venho hoje falar de um tema polêmico: os testes em animais para cosméticos. Na semana passada esse tema ganhou muita atenção depois que alguns ativistas invadiram o Instituto Royal, que faz os testes para a indústria cosmética, e resgataram cachorros usados nos testes. Mas você sabe o que são esses testes?

Como são feitos os testes em animais

Os testes são feitos para garantir que novos produtos não irão causar irritação, queimadura ou reações exageradas quando usados por humanos. Por isso, são aplicados nos animais os produtos antes de sua versão final. O objetivo é, a grosso modo, ver até quanto o animal aguenta antes de ficar cego, antes de sua pele queimar, antes de se desenvolver um tumor maligno. E o teste pára quando uma dessas reações ocorre. Portanto, os testes em animais consistem basicamente em queimar, causar câncer, mutilar, congelar e criar reações nos bichos.

Existem alternativas?

Sim, existem. Desde 2009 a União Europeia e Israel proibiram testes em animais em seu território – e as empresas desenvolveram outras técnicas. A Natura, por exemplo, desenvolve in vitro (no laboratório) células muito parecidas com tecidos humanos para fazer os testes. Assim, eles garantem que a reação humana seja reproduzida sem que nenhum ser vivo seja usado. O Humane Society International, que luta contra esses testes, lista métodos alternativos ao uso de animais que garantem a segurança dos cosméticos para humanos.

Uma empresa pode ser contra e mesmo assim fazer estes testes?

Sim. O governo chinês exige que qualquer cosmético vendido no país seja submetido a testes em animais, do contrário sua venda é proibida na China. Por isso, muitas empresas que já haviam banido essa prática voltaram a adotá-la para que pudessem comercializar produtos na China – entre elas, a Mary Kay e a L’Occitane. Os testes são efetuados por outras empresas, por encomenda, para as linhas de produtos que são comercializadas na China, e pela subsidiária chinesa da empresa. Outas empresas preferiram não vender na China a ter que retomar os testes, como a Nyx e a Urban Decay.

Como sei se uma empresa testa em animais?

O PETA é a fonte mais segura – ele lista as marcas internacionais que testam e as que não testam. Mas uma regra pode ser seguida: se é vendido na China, testa em animais. Também há uma lista de empresas nacionais que não testam em animais disponível no PEA.

Qual é a posição do De Salto Alto e Notebook?

Somos contra qualquer dano a seres vivos para a fabricação de cosméticos. Por serem produtos usados por vaidade humana, entendemos que não é justo sacrificar outras espécies para garantir nossa segurança. Principalmente porque existem alternativas! Acreditamos que cada pessoa é responsável por suas próprias escolhas quando tem informação para decidir, por isso não condenamos quem não concorda com a gente. Mas nos sentimos na obrigação de explicar esse assunto para que cada uma de vocês possa tomar uma decisão consciente. E também indicamos se uma marca não testa em animais através do selo Bicho Feliz – e é com vocês decidir se vale a pena ou não.

BichoFeliz

Espero que tenha sanado suas dúvidas – mas se tiver mais, pode nos contar através dos comentários 🙂

um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!

Anúncios

4 responses to “Esclarecimentos sobre testes em animais

  1. Dani, a lista no PETA está vindo incompleta, só chega até a página 5. Queria a lista toda… Ah, sei que não tem a ver com cosméticos, mas você sabe se a Bombril testa em animais? Beijos!

    Gostar

    • Oi Dani! Finalmente o wordpress funcionou 🙂 A lista do PETA está congestionada, por isso não está abrindo tudo… sobre a Bombril, até 2012 eles testavam somente a linha de inseticida, por ser exigência do Ministério da Saúde. Eu mandei uma mensagem perguntando se essa informação ainda é válida, e te aviso assim que tiver resposta 😉 bjooo

      Gostar

  2. Pingback: Review – Lenço Removedor de Maquiagem Natura Faces | De Salto Alto e Notebook·

  3. Pingback: Review – Mousse Slim & Sculpt Valmari | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s