Nossa vã filosofia

Hey galz!!

Quem me acompanha no Facebook ou no Instagram deve ter visto que eu me dei de aniversário um livro maravilhoso de Filosofia.

livroFIlosofia

Eu ADORO filosofia, e acho muito engraçado como as pessoas estranham ao ver alguém jovem, ‘normal’, gostar tanto desse assunto. Isso acontece porque há muito preconceito em torno desse tema. Muita gente achando que filosofia é coisa de quem não tem o que fazer, que é ‘procurar pêlo em ovo’, que é uma perda de tempo qeu não leva a nada, ou então que é coisa de velho.

Isso eu acredito que seja reflexo da falta de conhecimento que as pessoas tem sobre esse ramo do conhecimento. Eu mesma, antes de ler O Mundo de Sofia, não sabia o que era filosofia. E depois de ler esse livro não só minha percepção mudou, mas também minha forma de ver a vida e os acontecimentos.

A filosofia é mais que um ramo de conhecimento – é um misto de ciência e análise que se preocupa com a forma como as ideias são geradas. Os filósofos costumam criar opiniões, conceitos, e então apresentá-los para outros filósofos para que esses outros contestem e contra-argumentem sua opinião. E esse é o processo da filosofia: embasar uma ideia bem o suficiente para que resista a contra argumentos e testes gerados por diferentes pontos de vista. Esse exercício de ouvir outras pessoas discordando, e expondo suas razões, faz com que o filósofo que gerou a ideia inicial tenha seus horizontes ainda mais expandidos, e entenda melhor o mundo pelo ponto de vista de outras pessoas. E isso, definitivamente, o torna uma pessoa melhor.

Sabendo o que é ser filósofo, sinto uma tentação em dizer que eu também sou filósofa em alguns momentos. E você também é! Quando procura a razão das coisas, quando tenta defender uma ideia e vai melhorando-a a cada negativa que recebe, você está praticando a filosofia. E como é divertido ler sobre pessoas que foram bem sucedidas fazendo isso!!!

Eu quis trazer esse assunto para tentar derrubar o mito de que filosofia é algo distante do nosso dia a dia. Pelo contrário: ela é a base da matemática, da estética, da ética, da psicologia… ela é mais presente nas nossas decisões e atividades diárias do que podemos imaginar!

Estou pensando seriamente em fazer uma série sobre filosofia… será que vocês iriam gostar de saber mais sobre ideias filosóficas que nem imaginavam que eram filosofia?

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!

Diga o que pensa sobre isso

