Dica: alface sempre à mão

Olá queridas!!
nesse fim de semana eu postei uma foto da minha horta (ou melhor, de um pedaço da minha horta), e lembrei de compartilhar com vocês uma dica que aprendi observando o trabalho do pessoal da Feira Limpa da minha cidade.

horta

Para quem ainda não conhece, “Feira limpa” são aqueles estabelecimentos que vendem folhas, legumes e frutas já limpos e prontos para o consumo. Normalmente esses produtos são bem mais caros que os ‘normais’, porque o trabalho fica todo por conta dos funcionários da venda. Mas você pode economizar esse dinheirinho a mais tirando uma tarde na semana para preparar seus alimentos ‘limpos’!

Talvez você já tenha reparado que, se comprar um pé de alface e colocá-lo na geladeira, em 3 dias ele virou uma geleca preta fedida… e seu dinheiro vai para o lixo!! E graças a Deus minha horta deu uns pés de alface enormes, que eu e meu marido não damos conta de comer em 2 dias! Então, o que fazer?

Olha só como cuidar do seu alface para que ele fique dias na geladeira sem estragar:

– Assim que colher, ou assim que comprar, deixe o alface de molho no cloro (proporção de 10 ml de cloro para cada copo de água) por umas 2 horas

– Tire folha por folha do pé e lave bem

– Deixe secar em um escorredor de arroz. É importante que as folhas fiquem meio separadas para secar bem

– Quando estiver bem seco (normalmente, de um dia para o outro), coloque as folhas em um saco plástico e tire todo o ar dentro. Feche com um prendedor que não permita que o ar entre

Assim, no vácuo, o alface irá durar pelo menos 8 dias! E assim eu só colho 1 vez por semana 🙂 Além disso, conservando desse jeito é facinho você pegar as folhas e fazer uma salada a cada refeição, sem perda de tempo. É temperar e está pronto!

Gostaram da dica? Talvez vocês também gostem de conhecer as saladas de vidro que a Fe, do Pigmento F, ensina. É uma outra maneira de conservar as folhas e garantir praticidade no seu dia a dia.

Um super beijo!!!

Diga o que pensa sobre isso

