O que é esse tal de Pantone?!

Bom dia mulherada linda!!!

Acho que vocês já viram por blogs e perfis de beleza que a cor do ano da Pantone é o Radiant Orchid, um lindo roxinho…

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Mas, afinal, o que é esse Pantone??

A Pantone é para o universo das cores mais ou menos o que Paris e Milão são para a moda: uma fornecedora de elementos, ideias, técnicas e diretrizes. Ela é também fornecedora de uma padronização para nomes e nuances de cores – através das ferramentas da Pantone, podemos garantir que o ‘Turquesa’ que a Sephora vai usar para um tom de sombra será exatamente o mesmo que a Armani Exchange pode usar em uma roupa. É uma garantia que todos falam a mesma língua. Algumas empresas consideram tão forte a padronização da Pantone que chegam a registrar cores que só podem ser usadas por elas, como a Tiffany, com seu azul.

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Imagem retirada de http://katysioux.blogspot.com.br/2012/04/favorite-color-of-moment-tiffany-blue.html

Claro que para quem não trabalha diretamente com cores o trabalho da Pantone pode não ser valorizado à primeira vista. Mas quando conhecemos a importância que a padronização de algo tão abstrato como uma cor  tem para quem trabalha com isso, a empresa ganha significância para todas nós. Afinal, todas queremos poder comprar uma sombra pela página de uma loja e saber exatamente que cor é aquela, não é mesmo? Quantas vezes já nos frustramos porque compramos uma coisa que pareceu linda na tela do computador mas, quando chegou, não tinha aquela graça toda? Culpa da falta de padronização de cores!

Além de garantir a satisfação nas compras de produtos, a padronização da Pantone também permite, por exemplo, que um designer gráfico do Brasil desenvolva produtos digitais e gráficos para clientes do outro lado do mundo, porque saberão exatamente as cores de que estão falando. Em termos de cores, falarão a mesma língua, assim como quando compramos um celular 3G com wireless – 3G e tecnologia wireless são padronizados.

Desde 2008 a Pantone entrou também com mais força no universo da maquiagem e da moda ao lançar as ‘Cores do Ano’ (Color of the Year). A cada ano, é criada uma nova cor ou variedade de uma cor existente, e empresas como a Sephora lançam produtos em parceria com a empresa nesta tonalidade. E eu fiquei bem feliz com a cor desse ano 🙂

Um MEGA obrigada ao meu super irmão, que é designer gráfico e colaborou muito com esse post.

Um super beijo meninas, fiquem com Deus!!

 

 

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