Posts populares de 2013: Mudança para nome de casada

Oi queridas!

Para começar a série de posts populares de 2013, o que foi o mais acessado do ano: o Casei! Oba!! Mudei de nome!! Puuutz…

É engraçado esse post ter sido tão popular – ele não fala nem de beleza, nem de saúde. Mas é de uma baita utilidade pública! 🙂 Espero que gostem…

——————

Hey meninas!! eu estou escrevendo esse artigo para ver se consigo ajudar vocês que casaram e mudaram de nome a passar menos perrengue que eu estou passando. Eu fiz questão de mudar de nome para adotar o nome da minha querida vó Beatriz, que é a avó mais fofa que o mundo já viu. Mas isso me custou muitas idas e vindas à Caixa Econômica Federal, Atende Fácil, Poupa Tempo, Polícia Federal…

Coloco abaixo um roteirinho que deveria ter seguido para não ter tanta canseira. E antes de mais nada: se você costuma viajar para fora do país, deixe para atualizar todos os documentos quando seu passaporte vencer. Não há “renovação” de passaporte, e é preciso pagar uma taxa nova para retirar um documento com nome de casada. Além disso, a passagem e o passaporte devem estar com o mesmo nome – por isso, se você alterar os outros documentos antes de alterar o passaporte, corre o risco de ter problemas ao comprar passagem com cartão de crédito.

1) Comece sempre pelo RG. Agende seu atendimento em algum posto do Poupa Tempo se estiver em São Paulo, ou então no posto de identificação civil da sua cidade (na delegacia de polícia eles saberão te dizer onde fica, mas nestes postos leva mais tempo que em órgãos do Estado). Eu fui no Atende Fácil de São Caetano do Sul – mas prepare-se porque, se for nessa unidade, você vai ficar pelo menos 2 horas para ser atendido durante a semana – ou 4 de sábado (as senhas de sábado são distribuídas até 9h). Para fazer seu RG você vai precisar levar original E cópia do RG anterior, da certidão de casamento, do CPF, do PIS (se quiser que apareça na carteira nova) e 1 foto 3×4, além do comprovante de pagamento da taxa no banco (basta chegar no banco e dizer que quer tirar 2ª via do RG – custa quase R$ 30,00).

2) Com o RG em mãos, vá a uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá você deve apresentar original do PIS, RG novo (já com nome de casada), carteira de trabalho e CPF – e assim poderá atualizar seu nome no PIS e no CPF. Quando eu fui, levei também o título de eleitor com comprovante de votação e o mocinho olhou.

3) Eu não alterei a Carteira de Trabalho, mas recomendo que você compareça em algum órgão do Ministério do Trabalho. Neste site tem várias informações sobre como tirar.

4) O próximo passo é mudar o nome da sua empresa, e pedir que alterem no FGTS – para isso você precisa enviar o comprovante que entregarem na Caixa de que seu PIS foi atualizado

5) Título de eleitor… compareça no Cartório Eleitoral de sua cidade levando o

  • título de eleitor,
  • um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor) e
  • um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, os seguintes dados: nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade e a certidão de casamento, “just in case”

6) E então vamos para o banco: entre em contato com sua agência e peça a alteração do nome na conta corrente e reemissão dos cartões de crédito e débito e talão de cheque

7) E aí nosso último passo é o passaporte. Com tudo atualizado, você pode entrar na página da polícia federal e solicitar um novo passaporte – lembre-se que não há renovação, portanto você deve começar o processo como se fosse a primeira vez. Com a diferença que vai preencher os campos de nome de solteira e nome de casada. Para preencher o formulário já tenha em mãos seu RG novo, CPF, título de eleitor, certidão de casamento e seu CEP. Preencha os dados, imprima a GRU e pague no internet banking ou na agência, e então agende o atendimento. No dia do atendimento você deve estar linda e chiquérrima porque vai tirar a foto e portar todos esses documentos originais (RG, CPF, título de eleitor com comprovantes, certidão de casamento, GRU paga).

– Caso você tenha visto americano não é preciso tirar um novo: basta viajar com o passaporte onde o visto está e com o novo, e apresentar ambos na entrada do país

Ufa! eu ainda estou no quarto passo, e pulei o terceiro 😦 mas tenho fé que até o meio do ano vou ter renovado todos os meus documentos! Boa sorte para você 😉

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s