Posts Populares de 2013: Técnicas para aumentar a inteligência

Olá queridas!

Todo mundo quer ser linda, inteligente e saudável, não é? E no blog eu ensino vocês coisinhas que fui aprendendo para todas essas áreas. E você imaginava que seria possível melhorar sua inteligência? No post Como aumentar a sua inteligência eu contei como 🙂

—————-

Olá meninas!!! Tudo bem com vocês?? Eu estou empolgadíssima com o natal chegando 🙂 adoro ver árvores de natal, gente comentando de presente, gente planejando viagens e famílias perto de se unir!

Hoje quero comentar com vocês um artigo que li na Scientific American (porque nós somos phynas e looshuosas demais) que me chamou muito a atenção. O artigo já começava assim: “O QI não é um grau aleatório de inteligência que você ganha quando nasce. É algo que você pode cultivar e melhorar”. Ou seja: não importa o quão inteligente você é hoje, nosso cérebro é flexível o suficiente para ser treinado e melhorar ainda mais nosso intelecto.

gif_alegrinho

Eu sou uma pessoa bem nerd curiosa, como sabem, e por isso esse artigo me chamou tanto a atenção. E achei que seria legal compartilhar algumas das técnicas que são ensinadas para aumentar o nível de inteligência:

1- Busque novidades

Os gênios mais conhecidos, como Einstein e DaVinci, eram especialistas em várias áreas diferentes. Isso porque estavam sempre em busca de novos conhecimentos, e novas formas de pensar. Hoje sabemos que isso acontece devido a uma propriedade do nosso cérebro chamada plasticidade – essa é a capacidade de criar novas conexões entre neurônios. Coisas novas geram novas conexões – mais conexões, mais plasticidade. E mais plasticidade, mais inteligência.

2- Desafie-se

Quando aprendemos uma coisa nova, as novas conexões cerebrais são criadas – isso já entendemos. Mas, uma vez criadas, o ‘caminho’ que o cérebro deve percorrer para executar a mesma atividade é mais curto, pois a atividade já foi aprendida. Por isso, não basta procurar novidades – é preciso sempre superar o nível de eficiência do seu cérebro criando desafios. Por exemplo, se você aprende a jogar Sudoku, uma vez que conseguiu terminar um quadro simples, tente um mais complexo. Ou ande de costas, ou tente fazer mais contas em menos tempo. Os desafios criam mais e mais conexões cerebrais.

3- Pense com criatividade

Encontrar soluções diferentes para problemas comuns gera em nosso cérebro novas ‘receitas de bolo’ para resolver problemas novos. Eu explico: se você encontrar uma forma diferente de organizar seu armário da cozinha, que torne mais fácil encontrar aquele vidro de palmito que está sempre oculto, seu cérebro vai ter mapeado um novo padrão de organização que pode ajudar também a organizar as ideias em um email e melhorar sua produtividade no trabalho.

4- Faça as coisas da forma mais difícil

Ok, essa não é legal. Mas é real! A tecnologia nos fez parar de pensar e começar a atribuir funções como planejar um percurso, prestar atenção nos sinais do nosso corpo e trocar o canal da televisão a aparelhos e computadores. Com isso, deixamos de efetuar várias tarefas para as quais nosso cérebro foi planejado, e as regiões cerebrais responsáveis por essas tarefas acabam ficando ‘enferrujadas’. Por isso, tente usar menos a tecnologia e mais seu próprio cérebro – isso o manterá funcionando mais, e ajudará a levar as outras estratégias que discutimos aqui.

5- Socialize-se

Essa é beeem mais fácil, né? Além de divertido e saudável para nossas emoções, ter contatos com pessoas novas nos faz ouvir novas ideias e argumentos, resultando em mais padrões cerebrais de pensamento.

E ai, o que acharam das dicas? Gostaram? Têm novas dicas para acrescentar?

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!!

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s