Vamos parar de phubbing?

Olá queridas!

Quem pensou besteira quando leu esse título pode parar! hahaha

Durante o fim de semana eu publiquei no Instagram um cartaz que dizia “Deixe seu telefone no bolso e converse com o mundo real”. Este cartaz é parte de uma iniciativa chamada “Stop Phubbing“.

Mas, afinal, o que é Phubbing?

phubbing

Fonte: stopphubbing.com

 

Phubbing é o nome dado ao ato de privilegiar comunicações virtuais, negligenciando relações sociais do mundo real. Trocando em miúdos, é ficar olhando o celular, mandando SMS, vendo atualizações do Facebook, curtindo fotos no Instagram, vendo notícias e dando atenção a qualquer outra atividade no celular quando se está em um evento social, encontro com amigos, refeição com família e qualquer outra situação em que há pessoas reais do seu lado que deveriam ter sua atenção. Eu já conversei com vocês sobre isso há alguns meses, e vi que várias de vocês também se incomodam com isso.

E por que ser contra?

Ser contra ou a favor do phubbing é uma decisão pessoal de cada indivíduo. Mas a página do movimento Stop Phubbing faz um desafio para ajudar na decisão: você trocaria um sorriso real por um emoticon? Eu não!

A página traz ainda estatísticas alarmantes: 97% dos entrevistados dizem sentir um pior sabor na comida quando sua companhia está dando atenção ao celular, e 87% dos adolescentes já preferem uma relação virtual ao invés de real. A previsão é que o phubbing seja a praga do século, destituindo relações interpessoais e até mesmo ameaçando taxas de natalidade! Além de ser muuuuuito chato se sentir ‘sobrando’ quando alguém está do seu lado morrendo de rir com alguma piadinha que leu em seu celular e que não tem nada a ver com você, não é?

Impacto do movimento

Já existem vários restaurantes que estão apoiando este movimento, desligando seu Wi-Fi ou até mesmo colocando cartazes avisando que espera-se que os clientes estejam presentes em sua refeição. Talvez você já tenha visto este cartaz rolando pelo Facebook:

É um “desabafo” que com certeza convence a muita gente. E o Stop Phubbing tem mais cartazes para se fazer download, cartas que podem ser enviadas a phubbers (quem costuma fazer o “phubbing”), estatísticas e até fotos de um “hall da fama” com fotos de famosos e não famosos usando o celular em momentos inapropriados.

stopphubbing

Fonte: stopphubbing.com

 

E você, o que acha deste tipo de comportamento? E do movimento, é a favor?

Quanto a mim, sou a favor de se usar o celular ou em caso de emergência ou naquelas situações em que estamos todos os presentes assistindo, vendou ou lendo juntos, participando do que está ganhando atenção. Nunca a favor de usar o celular ignorando amizades e carinho reais!

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!

Anúncios

4 responses to “Vamos parar de phubbing?

  1. Oi flor! Esse último final de semana viajei para o interior do meu Estado e lá não tem sinal de internet. Sabe o que mais aconteceu? Além do contato com a natureza, que foi fabuloso, o contato real ao vivo e a cores com as pessoas também marcou presença. Ficamos todos sentados na varanda, de papo pro ar, curtindo. E uma das conversas foi exatamente isso: que hoje em dia é cada vez mais raro disso acontecer. As pessoas passam muito mais tempo na vida virtual do que de fato com as pessoas ao seu redor. Não vejo que o mundo virtual é vilão, mas sim o quanto você se dedica a ele, ou exclusivamente a ele. É super chato estar com pessoas que ficam ao celular o tempo todo. Tenho me policiado ao máximo com isso. Sério… se saio com amigos, esposo, familiares… celular fica apenas para registrar o momento e não para eu navegar na internet! Buscando o equilíbrio! Bacana seu post, afinal, o que podemos estar perdendo ao estar apenas PHUBBING? Lindas paisagens, companhia de ótimas pessoas, boas risadas, bons momentos que câmera alguma registra, bons lances e bons olhares 🙂

    Gostar

    • Eu concordo plenamente com você: o mundo virtual não é vilão. Nossa falta de equilíbrio que é! É uma delícia compartilhar os momentos felizes com amigos, tirando fotos e postando, mas desde que todos estejam participando e desde que você não perca o mundo real acontecendo porque está presa. Equilíbrio em tudo, sempre!!!! Um suuuuper beijo, e fiquei feliz com sua história: é um belo exemplo de como temos muito o que curtir por aqui 🙂

      Gostar

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s