Alergia emocional – você sabia que é real?

Olá queridas!! Tudo bem com vocês?
Hoje eu quero falar de um assunto que está me afetando neste exato momento, e que há tempos eu queria compartilhar com vocês mas acabava abordando outros assuntos. É a Alergia Emocional.

Sempre que eu estou em uma fase mais corrida, com muitas pendências ao mesmo tempo ou a ponto de tomar grandes decisões, é a mesma coisa: o nariz tranca, escorre, os olhos ficam lacrimejando, inchados, e vem uma falta de ar como se eu tivesse corrido uma maratona! Os mais clássicos sintomas de alergia. O detalhe é: eu não tenho alergia a nada 🙂

Como funciona a alergia

A alergia nada mais é que uma reação exagerada do corpo a uma substância estranha. Seria mais ou menos sua reação quando está comprando os últimos ingressos da peça mais esperada do ano e o celular fica sem sinal – e, quando o sinal volta, você percebe que alguém pegou esses últimos ingressos 🙂

cade_o_cafe

Esta “ira” do nosso sistema imunológico faz com que ele libere muito de uma substância chamada IgE. Este é um anticorpo (“soldadinhos” de defesa do nosso corpo) que causa estes sintomas clássicos, seja respiratórios, seja na pele.

Qual é o fator emocional?

Para o nosso corpo, o stress é um fator que pode causar uma resposta exagerada do sistema de defesa. Isso porque, em situações de stress, este corpo que foi “projetado” há milhares de anos pensa que precisamos fugir ou lutar sempre que houver uma situação de conflito (ok, sentimos vontade de lutar com nossos chefes, ou de sair correndo, mas a vida atual não nos permite isso, néam??). Com isso, a ansiedade aumenta e a reação do corpo é uma queda na imunidade. Esta queda é seguida por uma sensibilização exagerada (já que o corpo percebe que o sistema de defesa foi afetado) – e então surge a alergia. Eu digo que é “alergia de problema” 🙂

Como tratar?

O tratamento de emergência é com antialérgicos. Mas você pode fazer sua parte evitando este tipo de reação – uma rotina de exercícios físicos que sejam suficientes para te deixar cansada fisicamente é um bom começo. E também é importante cuidar da mente: meditar sempre que possível, fazer pausas regulares no trabalho (a cada 1h30 trabalhada, pare por 5 minutos para respirar profundamente e alongar os músculos) e fazer regularmente algo que seja divertido. Eu posso dizer que minha alergia atual é culpa minha: estava tão envolvida com o trabalho que as duas últimas estratégias ficaram esquecidas. E agora a alergia me relembrou 😉

Um super beijo pra vocês, fiquem com Deus!!!

 

One response to “Alergia emocional – você sabia que é real?

  1. Pingback: As alergias de tempo instável e um remedinho natural | De Salto Alto e Notebook·

Diga o que pensa sobre isso

