Tirando o visto americano de Turismo

Olá queridas!! Tudo bem com vocês?

Há bastante tempo eu escrevi aqui um artigo sobre mudança de nome nos documentos quando casamos e esse artigo, até hoje, é um dos mais acessados. E isso me deixa feliz, porque vejo que estou ajudando mulheres que precisam de uma orientação. E então, quando algumas pessoas começaram a me perguntar sobre visto americano, achei que seria legal escrever um artigo sobre isso. Não é que seja difícil tirar esse visto, mas ele é trabalhoso e é legal ter um roteirinho. Você pode ficar tranquila que não é nenhum bicho de sete cabeças!

Eu sugiro que você só compre a passagem de sua viagem quando já estiver com o visto em mãos. Isso pode evitar um stress desnecessário.

Primeiro, vamos ver se você precisa de visto. Os Estados Unidos mantém um programa de isenção de visto com alguns países. Assim sendo, se você tiver dupla cidadania e tiver passaporte de um dos países abaixo, você não precisa de visto:

isencaoVistoEUA

Agora, vamos ao passo a passo. Este roteiro serve para o visto de turismo, ou seja, aquele que é usado para você visitar o país e passar menos de 90 dias em território americano, sem exercer nenhuma atividade remunerada. Este visto é chamado de B1.

1) Preenchendo a aplicação

O primeiro passo pode ser um pouco complicado porque o formulário de aplicação DS-160 está todo em inglês. Ele está disponível no site do Departamento de Relações Exteriores dos Estados Unidos. Clique aqui para acessar o formulário, e clique em Start an Application. O formulário pode ter de 4 a 10 páginas, dependendo de sua idade, sexo e relações com o Brasil (trabalho, imóveis etc). Meu formulário foi bem simples, enquanto que o do meu marido levou quase 1 hora para ser preenchido. É importante responder todas as perguntas honestamente! Nem tente mentir em uma resposta só para não ser barrado – durante a entrevista, você pode ter que apresentar provas de que respondeu qualquer uma destas perguntas sinceramente. Depois que todas as perguntas são respondidas é apresentado um resumo para que você possa revisar. As perguntas são bastante variadas: se você tem um emprego, o contato do seu superior imediatos, se tem imóveis, se já foi expulso dos Estados Unidos, se tem ligação com organizações terroristas etc. ATENÇÃO: se você confirmar que todas as respostas estão certas, você não consegue mais alterar o formulário. É preciso excluir essa aplicação e fazer uma nova. Não esqueça de imprimir a folha de confirmação que é apresentada no final com o código de barras. Você vai precisar deste documento tanto no centro de coleta de digitais e foto quanto no dia da entrevista.

ds160

2) Pagamento da taxa

O visto americano de turismo custa U$ 160. Para fazer o pagamento, acesse a página da Embaixada Americana, clique em Logon, e o site irá perguntar se você já inseriu as informações pessoais para pagar a taxa ou agendar a entrevista. Sendo sua primeira vez, clique em Não  e preencha o formulário com os seus dados. Esta página está toda em português. Se você estiver tirando seu visto junto com familiares, pode incluir membros da família na etapa seguinte, em Adicionar Membros da Família. Em seguida, clique na opção de gerar MRV – esta é a taxa. Ao fazer o pagamento, assegure-se de imprimir o recibo. É possível pagar com cartão de crédito Visa ou Mastercard ou então com boleto bancário. Nesta etapa você também deve indicar se quer ir retirar pessoalmente o seu passaporte com o visto (somente os solicitantes ou pessoas que residem no mesmo endereço podem retirar) ou se prefere que seja enviado para seu endereço pela DHL ou Correios.

3) Agendamento da entrevista

Quando a taxa já estiver paga, volte à página do CSC, clique em Logon, e quando o site perguntar se você já inseriu suas informações, clique em Sim. Preencha seu número de passaporte, data de nascimento e país de emissão do passaporte e você será direcionado a uma página de sumário de sua solicitação. Caso você ainda não tenha adicionado membros da sua família, ainda é tempo – mas lembre-se que a taxa MRV é por visto, e não por família. Em seguida, clique em Agendar Entrevista, no fim da página. Exceto nos casos de solicitantes menores de 15 anos ou maiores de 66 anos, você terá que ir, em dois dias diferentes, a dois lugares diferentes: o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e à Embaixada ou Consulado (você terá que ir somente no Consulado/Embaixada caso esteja renovando o visto e já tenha tirado as impressões digitais anteriormente). No primeiro, você irá tirar as impressões digitais e foto digital. No segundo, fará a entrevista. Agora, um truque: apesar de você ir primeiro no CASV e depois na Embaixada, o agendamento é ao contrário: primeiro você escolhe a data para ir à Embaixada ou ao Consulado, e depois escolhe a data e horário para o CASV. Por isso, quando for agendar, faça assim: escolha 2 ou 3 datas em que você pode tirar uma manhã ou uma tarde (se você for de cidades longe das capitais onde há embaixada, veja um período de 3 dias em que pode viajar) e agende a entrevista que aparece primeiro na última data livre que você tem. Assim, quando for agendar o CASV, as datas anteriores que você tinha podem ser usadas. Se você usar sua primeira disponibilidade para o primeiro agendamento, não terá disponibilidade para o CASV! Complicado, né? rsrsrsrs Resumindo: tenha em mente que o que você agenda primeiro é onde você vai depois. E você tem que ir ao CASV de 1 a 8 dias antes de fazer sua entrevista. Estas são as cidades onde há CASV:

Belo Horizonte Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330
Brasília Venâncio 2000 SCS, Quadra 8, Bloco B South Commercial Sector
Brasilia, DF 70333-900
Recife Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130
Rio de Janeiro Lagoa Corporate – R. Humaitá, 275- Humaitá
Rio de Janeiro- RJ 22261-001
São Paulo Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000
São Paulo Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000

A entrevista pode ser feita em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife. Quando você for fazer o agendamento, o sistema irá perguntar onde você quer fazer cada visita. Imprima o email que você irá receber com a confirmação dos horários de agendamento.

agendamento

Você pode reagendar a entrevista se precisar entrando no site do CSC. É possível reagendar até poucos dias antes do dia marcado.

4) Tirando as digitais e a foto

Acho que este é o passo mais tranquilo. O atendimento é agendado, e você precisa levar aquela folha que você imprimiu no passo 1, quando preencheu o formulário, sem falta. Evite levar celular, canivete, tesouras ou qualquer um daqueles itens que normalmente são proibidos nos aviões. O celular pode até entrar, mas deverá estar desligado. Os objetos cortantes e líquidos ficam de fora. O processo é bem rápido. Evite ir com muita maquiagem, eles podem pedir para você ficar mais natural para que a foto seja fiel ao que você realmente é. Na hora da foto, irão pedir para você tirar lenços, cachecóis, brincos e colares, e colocar o cabelo para trás da orelha. Tente chegar pelo menos meia hora antes, para evitar perder o agendamento.

5) Fazendo a entrevista

Na Embaixada e nos Consulados Americanos é proibido entrar com eletrônicos (celular, tablet, notebook) ou com objetos cortantes, líquidos e alguns tipos de alimentos. Tente chegar cerca de 1 hora antes do seu horário agendado para evitar problemas. Leve todos os documentos que eu indico mais abaixo e também a folha de confirmação da entrevista, que você vai receber por email (um documento que tem a data e horário dos dois agendamentos – CASV e Entrevista), e a confirmação de envio do formulário, do passo 1. Você deverá entrar em uma primeira fila, que é organizada por horário de entrevista (uma fila para cada horário, são agendadas várias pessoas para cada horário) e entregar seu passaporte. Em seguida, vai para uma outra fila que termina na revista. Seus pertences e você são passados por um Raio X. Ao passar pela revista, há um banheiro, lanchonete e bebedouros com água filtrada. Há uma sala de espera, onde você deve aguardar que chamem seu nome. Quando chamarem você, você pode pegar seu passaporte de volta e entrar na fila para a entrevista. Desta fila você pode ver os guichês onde os solicitantes são atendidos. São vários guichês, e a fila anda rápido. O processo da entrevista é demorado pelas várias etapas, e porque há MUITA gente solicitando (em uma manhã eles chegam a atender mais de 400 pessoas). Durante a entrevista, você e os membros da sua família que foram adicionados quando você fez o pagamento da taxa MRV ficam de pé de frente à janela à prova de bala onde, do outro lado, está o agente entrevistador. Ele irá fazer perguntas sobre seu trabalho, seus vínculos com o Brasil, se você tem imóveis, se tem antecedentes criminais e se já teve o visto negado alguma vez. Por isso, é importante que você tenha toda a documentação que pode comprovar suas respostas do formulário de aplicação do passo 1 em mãos. Estes são alguns dos documentos que eu sugiro que você tenha em mãos:

– Crachá da empresa onde trabalha
– Carta-convite se estiver indo visitar algum amigo
– Carta-convite da empresa se estiver viajando a trabalho
– Declarações dos últimos impostos de renda
– 3 últimos comprovantes de renda (Hollerith)
– Certidão de casamento
– Escritura de imóveis
– Carnês de dívida de automóvel, consórcio ou qualquer outra
– Documento do automóvel
– Qualquer outro documento que pareça mostrar que você tem motivos para voltar para o Brasil, e não ficar nos Estados Unidos

Quando estiver sendo entrevistada, atenha-se a responder o que é perguntado. Mantenha a calma, os agentes são muito educados e seu trabalho é somente saber se você realmente está sendo sincero em sua solicitação. Por isso, se você não mentiu em nenhuma pergunta do formulário de aplicação, não tem com o que se preocupar. Na própria entrevista você fica sabendo se o seu visto foi concedido ou não, e o índice de concessão é bastante alto (mais de 90%). Existem algumas situações em que pode ser um pouco mais difícil conseguir convencer de suas intenções:

– Quem já teve problemas com a justiça (condenados ou não)
– Pessoas que já tiveram o visto negado porque mentiram durante a entrevista ou o preenchimento do formulário
– Desempregados
– Solicitantes sem laços com o país, sem imóveis, sem familiares no Brasil
– Quem não puder provar sua resposta durante a entrevista

6) Recebendo seu visto

Em até 10 dias úteis seu passaporte estará disponível para ser retirado no CASV ou enviado para sua residência, dependendo de sua opção no passo 2. É importante que tenha alguém em sua casa para receber o passaporte caso você tenha escolhido receber em casa – eles fazem 3 tentativas, e se não tiver ninguém para receber o passaporte volta para o Consulado ou Embaixada. O visto tem validade de 10 anos \o/

Mais informações

Você pode encontrar mais informações que são disponibilizadas pelo Governo Americano nestes sites:

FAQ do CSC

Site principal do CSC

Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

 

Espero ter ajudado vocês a ficar mais tranquila sobre esse processo. E não esqueçam de comentar se precisam de mais ajuda 🙂

Um super beijo, fiquem com Deus!

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s