A importância do sono

Olá queridas! Tudo bem com vocês?

Quem me conhece sabe que eu sou muuuito dorminhoca. Posso ficar sem comer, sem dormir, sem sair, sem dinheiro…mas não me deixe sem dormir! Eu fico mal humorada, paro de raciocinar e tenho a tendência de dormir até em pé. Juro, já dormi em pé no trem!

Esse cara sou eu!

Esse cara sou eu!

E foi por isso que gostei muito de um artigo que li hoje. O título é O Sono É Mais Importante Que A Comida (Sleep Is More Important Than Food), e foi publicado pela Harvard Business Review. Este artigo conta que a ONU considera a privação do sono como uma das formas de tortura de guerra, e eu super concordo que é uma tortura!

Já foi comprovado cientificamente que a falta de sono traz mais danos à saúde que a falta de comida ou de água. Com a privação, o cérebro deixa de produzir novas conexões neurais e ainda libera substâncias tóxicas que matam os neurônios que temos. Até mesmo privações pequenas são suficientes para causar danos cerebrais que têm sintomas não identificáveis, como esquecimento e dificuldade para aprendizado.

O grande ponto do artigo é: por que nossa maior sensibilidade é justamente o que mais sacrificamos para tentar ser mais produtivas? Esse é um imenso erro! As pessoas que conquistam os melhores desempenhos no trabalho e nos estudos dormem em média 2 horas a mais de quem tem um desempenho normal. Ou seja, estamos diminuindo nossas chances de ter um ótimo desempenho na tentativa de melhorar! É um tiro no próprio pé.

Por isso, vamos usar a cabeça… e dormir o suficiente para poder dar o nosso melhor durante o dia! Algumas dicas podem ajudar quem tem problemas para dormir:

– Fique longe de eletrônicos como celulares ou tablets pelo menos 1 hora antes de ir para a cama

– Mantenha o quarto escuro e silencioso

– Tenha uma rotina de exercícios físicos diários, como uma caminhada matinal

– Não fique assistindo TV antes de pegar no sono – prestar atenção em algo pode ativar o modo ‘desperto’ em seu cérebro e dificultar o sono profundo

– Tenha horários certos para acordar e dormir

– Mantenha um caderno e caneta ao lado de sua cama, e escreva tudo o que tiver de preocupações e coisas para resolver. Desta forma, você não ficará pensando nos problemas enquanto tenta dormir

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!

 

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