O novo IMC

Hey galz! Tudo bem com vocês?

Desde que comecei a emagrecer, tenho notado que jamais chegarei ao que a tabela IMC, mais popular método de avaliar se uma pessoa está em seu peso correto, chama de saudável. Isso porque tenho estrutura grande e estou tomando suplementos para ganhar massa magra. Com isso, só de massa magra já estou com 62 quilos. Segundo o IMC, meu peso ideal é entre 53 e 70 quilos. A menos que eu tire uma perna ou minha cabeça, eu jamais chegarei na “faixa verde” por esse método. E é por isso que, há muito tempo, a dra. Fernanda e eu estamos nos baseando mais no índice de gordura corporal.

Esta imagem, que eu retirei do http://hiperfeminina.com, ilustra bem o cálculo e a análise do resultado:

O que acontece é que o IMC foi criado nos anos 1840, quando não existiam calculadoras (muito menos computadores), e por isso o cálculo que deveria ser feito foi arredondado para ser mais fácil de ser feito com lápis e papel. E eis que um jovem matemático britânico está revolucionando o mundo da nutrição e estética com seu novo cálculo do IMC. Ele considerou o fato que vivemos em um mundo 3D, não 2D. Falando grosseiramente, a fórmula original descreveria a ‘área’ que nosso corpo ocupa por centímetro de altura. E a nova fórmula deve considerar o ‘volume’. Esta é a fórmula proposta:

IMC= 1.3*peso(kg)/altura(m)^2.5

Na página da Universidade de Oxford já está disponível a calculadora desenvolvida por Nick Hale, este matemático, para que você calcule seu IMC segundo a fórmula tradicional e segundo a nova fórmula. E aí eu fiquei feliz porque estou bem pertinho do peso ideal!! hahahaha

Gostaram da novidade? Eu achei incrível!! Mas lembrem-se sempre de procurar um nutricionista quando estiverem emagrecendo – só estes profissionais podem ajudar você a chegar onde quer de maneira saudável e sustentável.

Um super beijo e um lindo fim de semana para vocês!!

6 responses to “O novo IMC

    • É, acho que para homens altos que a nova fórmula fez mais efeito. Para meu marido mudou muito, quase 10 quilos! E sobre sua avaliação, CARAMBA, parabéns!!!!!!!! Que conquista sensacional!!!! Você está ótima!!!! \o/ \o/ se eu fosse você, comprava roupas novas para comemorar 😉

      Gostar

    • Olá Mene! Seja bem vinda ao De Salto Alto e Notebook! 🙂 Eu não entendi muito bem o seu comentário… não ficou muito claro se você acha que ‘peso ideal’ é aquele que está dentro de uma tabela que considera que todos os seres humanos do planeta são iguais fisicamente ou se você está questionando o trabalho dos matemáticos renomados. De qualquer maneira, o que posso garantir para você é que uma pessoa com a minha história e minhas vitórias não sentiria inveja de quem é igual a todo mundo 😉 bjos!!

      Gostar

Diga o que pensa sobre isso

