Falácia Indutiva – Ou: como assumimos verdades sem saber o todo

ILUSO_~1

Olá queridas!

Neste fim de semana estive assistindo um programa muito legal sobre o funcionamento do cérebro, e me apresentou um conceito que eu não conhecia: a falácia indutiva. Em termos gerais, esta é a generalização precipitada de uma situação ou coisa sem que tenhamos acesso ao contexto geral – ou seja, assumimos que algo é real simplesmente porque parece real.

Para demonstrar este conceito, o programa fez uma experiência: pediu a um humorista que vestisse um terno muito bem cortado, usasse um microfone, e fosse com um câmera a um aeroporto, onde ele dizia às pessoas que naquela manhã o Texas tinha declarado independência dos Estados Unidos. As pessoas ficavam em choque, e davam sua opinião sobre o assunto. Depois, o mesmo humorista vistiu um jeans e uma camiseta e fez a mesma experiência. O resultado? Os poucos que lhe davam atenção não acreditavam na história.

E por que isso? O que acontece é que nosso cérebro, para economizar energia, tenta sempre “completar as lacunas” de uma situação nova com base no que ele tem de experiência. Como todos os humanos creem que alguém de terno e gravata, um microfone e uma câmera são repórteres, e repórteres quase nunca mentem, os cérebros dos entrevistados entendiam que a “notícia” era verdadeira.

E o mesmo acontece no nosso dia a dia – ou você nunca segurou melhor sua bolsa quando viu alguém que seu cérebro considerou “suspeito” se aproximando? Ou então, imagine a seguinte cena: você precisa fazer uma cirurgia e o médico chega com uma calça jeans suja, uma camiseta rasgada e sem jaleco. Você ficaria tranquila para fazer a cirurgia? Provavelmente não, porque seu cérebro tem registrado, devido ao senso comum, que uma roupa suja e rasgada está associada a pessoas com menor nível cultural ou pouca higiene.

Não é interessante como somos o tempo todo levadas a acreditar no que nosso cérebro está programado para acreditar? E as agências de propaganda usam isso o tempo todo. Por isso compramos o que não precisamos – porque somos persuadidas a acreditar que precisamos de mais um batom, mais uma bolsa, mais um sapato… mas isso é história para outro blog 🙂

Um super beijo, fiquem com Deus!!

Anúncios

One response to “Falácia Indutiva – Ou: como assumimos verdades sem saber o todo

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s