Depois de uma prova de fundir o cérebro…

Olá queridas!!! Que saudades de escrever para vocês!!
Quem me acompanha pela nossa Fan Page sabe que minha ausência teve um motivo profissional. Eu fiz, na quinta feira passada, uma prova para uma certificação que é muito importante para mim. Por isso, tive que estudar DEMAIS nos últimos quatro meses e não tive fim de semana, nem feriado, nem noite para descansar. E aí, depois da prova, desabei de cansaço 🙂 Hoje que voltei ao normal, e usei o feriado para me organizar tanto no trabalho quando aqui com vocês, para não perder o hábito hahaha

Antes de qualquer outra coisa, quero compartilhar com vocês que…

EU PASSEI!!!!!!!!

festa_estrobos

E o pior é que, na hora em que saiu o resultado, eu estava em uma sala com outros 15 candidatos que ainda estavam fazendo suas provas, então a festinha teve que ser sozinha e discreta…

festa_neon

E aí muita gente me pergunta: mas, afinal, o que é essa tal prova e por que ela é tão difícil???

O PMI
Para entender o que é o PMP é importante primeiro entender o que é o PMI – Project Management Institute. Ele é como se fosse o Conselho Regional de Medicina para os médicos – com a diferença de que não é obrigatório ser filiado e aprovado pelo PMI para se trabalhar como gerente de projeto. Mas o peso de ser reconhecido por ele é enorme nas empresas. Segundo a Wikipedia:

O Project Management Institute (PMI) é uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos. No início de 2011 já era considerada a maior associação do gênero no mundo, uma vez que integra mais de 260.000 membros em cerca de 170 países. O escritório central localiza-se em Newtown Square, na periferia da cidade da Filadélfia, em Pensilvânia (Estados Unidos). Seus principias objetivos são:

  • formular padrões profissionais de gestão de projetos;
  • gerar conhecimento por intermédio da investigação;
  • promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação

O PMP
A certificação PMP é um reconhecimento formal, dado pelo PMI, de que você tem todas as habilidades e conhecimentos necessários para gerenciar adequadamente um projeto de acordo com as estratégias de sua empresa. Não são palavras minhas – é exatamente assim que vem escrito no certificado. Ou seja, é uma maneira de você provar que o maior instituto de gestão de projeto do mundo confia no seu trabalho.

E por que tão difícil?
O PMI é muito exigente com relação à ética, conhecimento de negócio, conhecimento das melhores práticas em gestão de projeto e aplicação dos conhecimentos no mundo real. Por isso a prova é uma combinação de conhecimento teórico e prático, o que faz ser impossível passar apenas lendo livros. É preciso ler o PMBoK (“bíblia” do gerenciamento de projetos que contém as melhores práticas compiladas por gerentes de projeto do mundo todo), aplicar conhecimentos de ética, conhecer regras de negócio e saber tomar decisões sobre gestão de pessoas, orçamento, cronograma, controlar escopo de trabalho e controlar comunicações entre envolvidos em um projeto. Tudo isso é avaliado em uma prova de 200 questões de múltipla escolha que leva 4 horas (pausas para ir ao banheiro, beber água e comer um lanche não param o cronômetro). E aí é avaliada também a inteligência emocional e a capacidade de entregar bons resultados sob pressão. E é toda essa dificuldade que faz com que a certificação seja tão bem reconhecida. Afinal, passar por tudo isso exige muita dedicação, paciência, auto controle e estudo.

Caso se interessem, posso fazer um post mais pra frente com dicas de como se preparar para essa prova. É um marco na carreira de quem trabalha com projetos que faz toda a diferença no currículo 🙂

Um super beijo para vocês, estava com saudades!!

Anúncios

2 responses to “Depois de uma prova de fundir o cérebro…

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s