Fale para ser ouvida

Oi meninas! Prontas para uma nova semana??

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje quero dividir com vocês uma palestra excelente que assisti há uns dias. Ela foi apresentada em uma das conferências do TED, que eu já comentei aqui. O Julian Treasure é um comunicador reconhecido mundialmente por suas técnicas de prender a atençãod os ouvintes.

Infelizmente não achei nenhuma versão com legenda, por isso vou escrever um resuminho para vocês. E, como sempre, acrescentando meus comentários 😉

 

Existem alguns obstáculos que fazem com que as pessoas não prestem atenção ao que você diz. Estes obstáculos são criados por traços de comportamento que podem ser facilmente evitados:

Fofocas: todo mundo sabe que se alguém faz fofoca para você, também fará de você. E, assim, pessoas que repassam informações inúteis sobre a vida alheia têm suas mensagens ‘rebaixadas’ em termos de prioridade pelos ouvintes.

Julgamento: quando julgamos alguém, estamos colocando fatores emocionais a uma situação. Já comentei aqui sobre como as emoções fazem nossos argumentos perderem força… e, além disso, ninguém gosta de ser julgado. Isso dá ao comunicador uma imagem de arrogância e falta de tolerância.

Negatividade: esse é um ponto muito interessante porque todos sabem como é chato escutar uma pessoa negativa, mas ainda assim é comum ver pessoas passando mensagens com um tom negativo. E não necessariamente o tom negativo é acompanhado de uma postura física ou tom de voz negativo…mas, ainda assim, a situação é apresentada pelo pior ângulo. E isso não é motivante!

Reclamações: Ok, vamos lá: quem NO MUNDO gosta de ouvir reclamações? Quem gosta de ouvir que o sistema de transporte é uma porcaria, que nosso dinheiro é roubado abertamente e ninguém faz nada para mudar, que seu sapato novinho furou…? Então, minha gente, vamos guardar as reclamações para os canais onde elas podem surtir algum efeito. É muito chato ouvir uma pessoa que só reclama, e, além disso, reclamar faz com que você dê força para uma situação desagradável. Para sua mente, é como se você estivesse nutrindo e alimentando algo que não te faz bem.

Dar desculpas: Não existe nada que justifique você não assumir a responsabilidade sobre sua vida, seus atos e as consequências de seus atos. Chegar atrasada porque de novo o ônibus passou mais tarde é culpa sua, afinal, se ele atrasou uma vez, você deveria tentar pegar um mais cedo. Não entregar um trabalho no prazo sem avisar que atrasaria é culpa sua porque você não pensou se conseguiria atingir o prazo para todos serem avisados. Infelizmente, é assim qeu a vida funciona – quem dá desculpas e não assume total responsabilidade sobre sua vida não tem crédito!

Exageros e mentiras: Dizer que seu problema é absolutamente inadiável pode fazer todo o sentido para você, mas não para quem está te escutando. Exagerar e mentir tira totalmente a atenção que as pessoas podem ter colocado a princípio na conversa.

Dogmatismo (acreditar em uma ‘verdade absoluta’): Para mim, é uma forma de julgamento. Se você julga que sua opinião é absoluta, não aceitará outras versões de uma mesma história. E isso não cativa seus ouvintes, que se sentem pressionados a aceitar sua mensagem já fechada, sem discussão.

 

O Julian sugere ainda 4 atitudes que fazem toda a diferença:

Honestidade, direta e sem floreios

Autenticidade. Seja você mesma!

Integridade, viva aquilo em que você acredita

– Ame. Não apenas o amor romântico, mas o amor à humanidade, ao ser com quem você está conversando, com generosidade

Gostaram das dicas? No fim do vídeo ainda tem umas sugestões de como usar a voz, recomendo que vocês escutem!

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!

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2 responses to “Fale para ser ouvida

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