O que os médicos dizem a seus amigos sobre prevenção de AVC

Olá queridas!

Hoje quero compartilhar com vocês uma matéria muito legal que vi na revista que é minha nova favorita, Redbook. Essa revista tem uma seção de “O que os médicos dizem a seus amigos sobre…”, e no mês de novembro o tema foi prevenção de AVC. E isso é o que os médicos ensinam a seus amigos:

photo credit: Alex E. Proimos via photopin cc

photo credit: Alex E. Proimos via photopin cc

AVCs são vêm do nada, como você pensa

Os AVCs têm relação direta com seus ‘números vitais’. Ou seja, se você tem colesterol ou triglicérides elevado, glicemia fora de controle ou está acima do peso, as chances de ter um derrame são bem altas. E, ao mesmo tempo, é fácil agir rapidamente para prevenir o derrame – você pode cuidar da sua alimentação adequadamente e ter uma rotina de exercícios físicos.

Beterraba é a melhor comida das que estão fora do seu prato

A beterraba contém altos níveis de nitrito, um componente que ajuda a regular a pressão sanguínea. Ela também ajuda na regulação do sangue no cérebro e pode até estimular o crescimento de novos vasos. Além da beterraba, uma alimentação rica em vegetais, frutas, carnes magras e grãos também ajuda a prevenir colapsos circulatórios.

Eu enlouqueço quando você pega o saleiro!

O hábito de usar o saleiro disponível nas mesas é algo que deveria ser abolido do universo! Acrescentar sal na comida que está no prato sempre vai levar a uma carga de sódio mais alta que a adequada. Mas há outro ponto que se prestar atenção: a quantidade de sódio presente nos alimentos. Conversamos bastante sobre isso nesse post e nesse post.

Memorize esse acrônimo: FAST, ou FBFT

Os sinais de alerta que podem indicar um AVC são:

– Face: um lado da face fica caído quando você sorri?
– Braço: algum dos braços fica enfraquecido quando você o levanta?
– Fala: você está com dificuldade para pronunciar as palavras?
– Tempo: se você tiver um desses sintomas, ligue imediatamente para a Emergência!

Seu método anticoncepcional pode estar aumentando seu risco

Em alguns casos, pílulas anticoncepcionais podem aumentar muito o risco de um acidente vascular. Os principais sinais de alerta são históricos de pressão alta, cigarro, enxaqueca e trombose. Nestes casos, é recomendado evitar a pílula.

Preste atenção no seu pescoço no salão de beleza – e em qualquer outro lugar

Uma coisa que nós normalmente não nos damos conta é do risco de alongar demais o pescoço. Apesar de ser muito raro, é possível ocorrer um derrame devido a dissecção – um rompimento de artéria no pescoço. Por isso muitos neurologistas pedem que se evite ‘colocar o pescoço no lugar’ nos massagistas. Se o alongamento não for correto, e você não tiver já o hábito de se alongar, é perigoso puxar o pescoço com força. Mas não precisa ficar com medo de se mexer: evitar fazer movimentos bruscos ou ficar muito tempo com o pescoço alongado já é suficiente para se evitar uma dissecção.

Relaxe – sua saúde depende disso!

O risco de derrame é muito menor em pessoas explosivas que em pessoas que se contém demais. Isso porque as pessoas explosivas conseguem ter um nível de pressão sanguínea mais baixo que pessoas que, apesar de incomodadas e com raiva, não externam seus sentimentos. Conter a raiva e o stress por muito tempo é perigoso e traz vários danos à saúde – entre eles, maior risco de AVC. O ideal é ter ferramentas de gestão de stress, para que o sentimento de raiva dure pouco tempo e você saiba como externá-lo sem ferir a ninguém, seja emocionalmente ou fisicamente 🙂

Gostaram das dicas, meninas? Eu adorei!!

Um super beijo para vocês, e uma ótima semana!!

Anúncios

3 responses to “O que os médicos dizem a seus amigos sobre prevenção de AVC

  1. Muito legal! Essa história de se conter demais é verdade… Quando eu tive a crise de estresse, sentia muitas dores de cabeça e a maioria delas era por me segurar demais. Sofro os danos físicos até hoje, inclusive com a SII.

    Esse é um bom tema pra outros posts Dani… “Doenças físicas que são ocasionadas pelas doenças emocionais”… Muita gente não tem idéia do que pode acontecer no corpo por causa de estresse, depressão, bipolaridade… AVC é um exemplo.

    Beijos!

    Gostar

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s