As alergias de tempo instável e um remedinho natural

Olá queridas!

Cá estou eu de novo mega atrasada e em dívida com vocês. Esse fim de ano está a maior correria, e olha que ainda estamos no meio de novembro!! Eu normalmente consigo priorizar bem as várias atividades que temos que fazer, mas eu tenho piorado muito do estômago e com isso acabo ficando meio em ritmo lento. Dia 29 eu já repito os exames e começo o tratamento, então espero estar na velocidade normal até o natal \o/

E, falando em saúde, mais alguém odeia essa época de mudanças bruscas de temperatura (que antes acontecia só em março e em setembro, mas agora não tem mais hora pra surgir)? E o pior: as alergias que essas mudanças desencadeiam!

espirro

Eu detesto profundamente qualquer reação alérgica. E por isso tenho lido bastante sobre esse assunto, principalmente depois de ver como as pessoas sofrem muito mais com alergias nos Estados Unidos que aqui. Fiquei curiosa, e comecei a pesquisar mais sobre as diferenças de culturas e por que isso acontece.

Há um tempo eu falei aqui sobre a alergia emocional, e o que é alergia. Pois bem, a alergia que nos dá nessas mudanças de tempo e devido a certos alimentos é física, mas segue o mesmo protocolo.

Existem duas teorias. A primeira é relacionada aos Transgênicos e Aditivos Químicos. Nós, humanos, mudamos muito as sequências genéticas de tudo o que comemos. Mas a natureza não é assim tão rápida para mudar nossa capacidade digestiva. Assim sendo, as substâncias que estamos consumindo não estão sendo reconhecidas pelo nosso corpo, fazendo com que ele seja mais sensível a reações. Nos Estados Unidos é difícil achar alimentos puros, com poucos aditivos (as listas de ingredientes das barrinhas de cereais chegam a ter mais de 15 ingredientes, a maioria de nome impronunciável). Então essa teoria faz sentido – onde mais se consome aditivos e transgênicos, maior é o índice de alergias.

A segunda teoria é a Teoria da Higiene. Eu adoro essa teoria porque ela defende exatamente o que eu sempre achei: estamos protegendo tanto nossas crianças da sujeira e dos micróbios que seus corpos não estão criando anticorpos como deveriam. A infância é a fase em que o corpo cria suas defesas e reconhece o que é agressão e o que é ‘normal’. Quando deixamos as crianças brincando só dentro de casa, com equipamentos eletrônicos e sem contato com sujeira, terra, animais e outras crianças, seus corpos se desenvolvem sem as defesas necessárias para não hiper-reagir a estímulos externos quando adultos. Por isso eu volto a dizer: lugar de criança é na terra e no meio dos bichos 😀 e essa teoria também tem tudo a ver com a diferença que vi nos Estados Unidos: lá, eles são paranoicos com limpeza. Tem até lencinho anti-bactericida pra passar no carrinho do supermercado antes de usar o.O

Agora uma boa dica natural para quem já está sofrendo com as reações alérgicas: chá de menta. A menta possui fitonutrientes que têm um efeito anti-inflamatório natural, diminuindo as células de defesa que disparam as crises alérgicas. E se você está com reações nos olhos também, experimente deixar um pouco o saquinho do chá (depois de usado) em água bem fria e então colocar sobre os olhos. Depois me contem o que acharam 😉

Um super beijo para vocês, fiquem com Deus!!

3 responses to “As alergias de tempo instável e um remedinho natural

  1. Amei Dani… bem assim mesmo! E concordo plenamente que não se deve criar a criança numa “bolha”… Agora, uma pergunta, o chá de menta pode ser utilizado na amamentação?

    Beijos! ♡

    Liked by 1 person

Diga o que pensa sobre isso

