A mentira do Multi-tarefa

Olá meninas! Tudo bem com vocês?

O post de hoje é sobre um assunto que eu sempre achei que entendesse muito. Até assistir um documentário excelente (infelizmente, não me lembro o nome!!)…e descobrir que o conceito ‘multi-tarefa’ na forma como conhecemos não existe. E o pior: usar o multi-tarefas que nosso cérebro tem pode prejudicar seu trabalho e sua vida pessoal.

photo credit: April10 033 via photopin (license)

photo credit: April10 033 via photopin (license)

Como o cérebro funciona

Estudos recentes descobriram que nosso cérebro possui uma espécie de ‘gargalo’, que só permite que nosso foco de atenção consciente esteja em um objeto por vez. O programa Truques da Mente costuma mostrar cenas muito interessantes que comprovam o que os estudos descobriram.

O que acontece, quando você tem a ‘ilusão’ de estar fazendo tudo ao mesmo tempo, é que seu cérebro troca muito rapidamente o foco de uma coisa para outra. Essa mudança repentina dá a impressão que você está, por exemplo, cantando e varrendo ao mesmo tempo. Porém, você só está prestando atenção no que está cantando e no que está varrendo uma parte do tempo total – afinal, a cada momento o cérebro estava focado em fazer bem uma das duas coisas. E é ainda mais que ‘fazer bem’: o cérebro realmente ignora qualquer segundo impulso enquanto um impulso está recebendo atenção. Por isso que o multi-tarefa é uma ilusão: para fazer bem tudo o que precisa, você vai usar o mesmo tempo que usaria terminando uma coisa e, depois, começando e terminando outra.

E por que isso pode fazer mal?

Aí vem a parte chata. Com a quantidade de estímulos que temos recebido, o lapso entre trocas de foco tem sido cada vez menor – para dar conta de prestar atenção em mais coisas diferentes. E conforme esse lapso vai se diminuindo por uma boa parte do dia, o cérebro ‘desaprende’ a ficar mais tempo focado em um só assunto e fica prestando atenção em tudo ao seu redor, sem dar atenção verdadeira a nada. Com isso, seus filhos não vão sentir sua atenção total, seu trabalho não irá render e seu sono não será tranquilo.

E como sair dessa?

Existem algumas técnicas que podem ajudar. Uma delas é se educar a manter poucas janelas abertas ao mesmo tempo no computador. Na verdade, só com disciplina e bastante força de vontade você consegue educar novamente seu cérebro a terminar o que começa, tendo cada atividade sua total atenção. Quando estiver escrevendo emails, policie-se para somente largar um email que começou a escrever quando já o tiver terminado. Estipule também horários para as redes sociais: a cada uma hora de trabalho, regale-se 5 minutos de diversão (existem até estudos comprovando que essa pausa ajuda muito a recuperar o foco). Também tenho ouvido falar muito da meditação Mindfulness – mas isso é assunto para outro post 😉

Fiquem com Deus!!

2 responses to “A mentira do Multi-tarefa

  1. Dani, que alívio. Pensei que era só eu que não conseguia. Escuto falar dessas gerações y e z que fazem tudo ao mesmo tempo e me sentia uma pessoa das cavernas. E concordo plenamente com a afirmação de que o cérebro se acostuma a não ficar muito tempo focado em uma atividade. Eu gostava muito de ler livros, passava as férias na casa dos seus avós, devorando as coleções que minha madrinha Ruth e meu tio Eli tinham. Trocava a praia e o sol pela neblina e os livros. Hoje, não consigo ler mais que duas páginas sobre um mesmo assunto. Qualquer texto maior que isso me traz desinteresse. Meu cérebro está assim: qual assunto precisa de mais de duas páginas para ser explorado? Fica parecendo “encheção de linguiça”. Um absurdo, mas estou assim…

    Gostar

    • Pois é, não é só você não!! As novas gerações ‘acham’ que estão fazendo tudo. Mas não estão! E infelizmente está acontecendo o mesmo comigo, estou tendo dificuldades em ler textos grantes. Estou precisando me policiar para ler textos compridos. Olha só como estamos mudando nossos cérebros!! Um beijão!!!!

      Gostar

Diga o que pensa sobre isso

