Nosso Brasil: De Joinville e Blumenau

Olá queridas!!

Hoje vou contar um pouco mais da minha viagem que começou em Curitiba.

Eu havia lido sobre uma tal de Estrada Bonita, que fica em Joinville. E por isso reservei um hotel em Joinville antes de irmos para Blumenau – outro ponto de parada que vou explicar mais para frente.

É muito interessante a maneira como a Secretaria de Turismo de Santa Catarina divide o Estado. Cada grupo de cidades com características semelhantes forma uma ‘área’. Joinville está no ‘Caminho dos Príncipes’, e Blumenau, Brusque, Gaspar e Pomerode estão no ‘Vale Europeu’.

Nós saímos de Curitiba na segunda de manhãzinha e chegamos na Estrada Bonita, que fica um pouco antes da entrada principal de Joinville na BR 101, umas 11 horas.

Joinville-EstradaBonita (3)

A estrada é realmente linda. São várias chacarazinhas e casinhas cheias de patos, galinhas… tem uma pousada e um rio que beira a estrada. Quase no fim da estrada, tem um restaurante chamado Tia Martha. Passando uns 50 metros, você pode estacionar e atravessar a ponte para ver o rio, e também descer até o rio pela margem arborizada. A paisagem é linda!

Joinville-EstradaBonita (11)

Infelizmente a gente não pode aproveitar para almoçar lá porque tudo fecha às segundas…e a gente não sabia!! Então, caso você queira almoçar por lá, se planeje para ir de terça a sábado.

Dormimos em Joinville e no dia seguinte fomos para Blumenau. As cidades são bem próximas – dá para passar o dia na Estrada Bonita e dormir em Blumenau, se quiser.

Blumenau-Prefeitura (3)

O motivo de ficarmos em Blumenau foi o Festival Brasileiro da Cerveja. O Rafa e eu estamos fabricando cerveja em casa, e ele estuda tudo o que pode sobre o assunto. E como ele também estuda estilos e harmonização, passamos 4 noites em Blumenau para ir ao festival. Apesar dos preços de hospedagem sempre subirem bastante em Blumenau na época do Festival Brasileiro da Cerveja e da Oktoberfest, conseguimos um preço BEM legal através do AirBnB. Alugamos um quarto de um apartamento onde mora a Patrícia, super gente boa. Mais pra frente eu conto mais sobre o AirBnB. Esse apartamento fica próximo à Vila Germânica (uns 15 minutos de caminhada tranquila), prefeitura, shopping…

Para quem gosta de cerveja, Blumenau é o destino certo. Bem no centro tem o Museu da Cerveja, onde os visitantes assistem um breve e interessante vídeo que conta a história das cervejarias locais e depois conhece os primeiros equipamentos usados para fabricar cerveja na região. Os funcionários do Museu são super atenciosos e dão várias dicas de passeios pela cidade.

Blumenau-MuseuDaCerveja (1)

Rafa felizão na frente de uma máquina para fabricar cerveja

Nos arredores de Blumenau também tem várias cervejarias que permitem visita e funcionam como barzinhos à tarde e à noite. Nós fomos na Bierland e na Das Bier – nessa última só pudemos apreciar a linda paisagem, porque a cervejaria estava fechada. Recomendo ligar sempre antes de ir às fábricas para ver se precisa agendar horário e se estão abertas.

Um ponto da cidade que eu ADOREI foi o Museu da Hering.

Blumenau-MuseuHering (1)

Esse museu fica onde foi uma sede da Hering, e lá é possível conhecer a história da cidade pela ótica de um dos empresários mais importantes da região. Foi uma história de muita luta, perseverança e determinação, que ilustra o porquê do povo alemão conseguir sempre sair das situações mais difíceis por que passam. E no fim da visita é possível customizar uma camiseta branca como lembrança do Museu! Eu não tinha levado nenhuma camiseta, mas quase em frente fica a loja da Hering (não se iluda – os preços são os mesmos das lojas de shopping, e só vale a pena pela seção de roupas de coleções antigas por quilo) e eu comprei a camiseta. Amei a visita!

Pertinho de Blumenau fica a fofa Pomerode. A cidade é pequena, bem alemã, e vale a visita para um almoço. Nós comemos no Siedlertal, restaurante bem típico com bons preços e pratos gigantes.

Pomerode (7)

Gostaram das dicas? No decorrer da semana conto mais sobre o litoral de Santa Catarina 🙂

Um beijo, fiquem com Deus!!

Anúncios

Diga o que pensa sobre isso

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s